Um estudo recente levado a cabo Instituto Nacional Cancro em Bethesda revela que o aumento do peso partir dos 20 anos até um estado de obesidade pode triplicar a probabilidade de desenvolver cancro do estômago e do esófago ao longo da vida.
A obesidade é encarada como um dos principais problemas de saúde que afeta pessoas de todas as idades. Nos Estados Unidos da América mais de 2 em cada 3 adultos e cerca de um terço das crianças e adolescentes apresentam problemas de excesso de peso, o que aumenta o risco de contrair diabetes, sofrer um acidente vascular cerebral e desenvolver doenças cardíacas.
Para investigar a ligação entre o aumento do peso ao longo da vida e o aparecimento dos cancros de estômago e esófago, a equipa de investigação analisou os dados de 409,796 indivíduos com idades compreendidas entre os 50 e os 71 anos. Na linha de base do estudo, os participantes revelaram o seu peso atual bem como a média do peso que tinham entre os 20 e os 50 anos. No decorrer do estudo, 633 participantes desenvolveram cancro do esófago e 415 tiveram cancro no estômago.
[pub title=”Clínicas BodyScience” subtitle=”A beleza de um corpo saudável”]
Em comparação com os indivíduos que mantiveram um peso saudável ao longo de sua vida, os indivíduos que tinham sobrepeso aos 20 anos apresentaram um risco entre 60 e 80 por cento maior de desenvolver estes tipos de cancro na idade adulta. Além disso, a equipa de investigação descobriu que os participantes que ganharam pelo menos 15 a 20 quilos ao longo da idade adulta e eram obesos aos 50 anos eram cerca de três vezes mais propensos a desenvolver cancros do esôfago e do estômago do que aqueles que mantiveram o peso saudável ao longo da vida.
Este estudo prova que um trabalho de prevenção é realmente necessário. Praticar exercício físico e ter uma alimentação saudável e equilibrada são dois dos pontos mais importantes para conseguir obter e manter o peso ideal.
Nas Clínicas BodyScience existem nutricionistas experientes que acompanham e motivam os clientes para que atinjam os resultados pretendidos rapidamente. É desenhado um plano alimentar específico e dinâmico que é atualizado, de forma regular, indo de encontro às necessidades do corpo, sempre com o cuidado de adaptar o plano alimentar às características de cada organismo.
Siga as Clínicas BodyScience no Facebook e subscreva a nossa newsletter para estar sempre sempre a par das nossas novidades e conselhos! Perder peso não é apenas uma questão de estética; é sobretudo uma necessidade para viver uma vida saudável!