Tomar antidepressivos durante a gravidez aumenta em 87% o risco de autismo para a criança. É a conclusão de um estudo canadiano publicado no Journal of the American Medical Association, Pediatrics, nos Estados Unidos da América.
“A nossa investigação permite estabelecer que tomar antidepressivos, sobretudo os que actuam sobre a serotonina (um neuro transformador), durante o segundo ou o terceiro trimestre da gravidez, quase duplica o risco de autismo no bebé”, explica Anick Bérard, professora da Universidade de Montreal e do Centro Hospitalar Universitário Sainte-Justine.
Os antidepressivos, medicamentos eficazes no combate ou na atenuação de estados depressivos, são prescritos para tratar a depressão a entre 6% e 10% das mulheres.
Os investigadores analisaram os dados médicos de 145.456 grávidas, e seguiram as crianças desde a gestação até aos 10 anos, na província do Quebec, no Canadá.
“As diversas causas do autismo continuam por desvendar, mas os trabalhos demonstram que a genética e o ambiente podem ser factores de risco”, acrescenta a principal autora do estudo.
Referência: Sábado
Saiba também como pode conseguir o corpo que deseja de uma forma rápida, saudável e sem esforço, clique aqui.