Escondida por uma casca verde e escamosa, a anona tem no seu interior uma polpa branca, cremosa e de sabor doce com inúmeras propriedades nutricionais.
Embora tenha uma textura semelhante à pera e um sabor parecido com a baunilha, o seu aspeto quase alienígena afasta as possibilidades de prover esta fruta.
Para que possa saber o que é e para que serve a anona, assim como os seus benefícios, continue a ler este artigo.
Qual é origem da anona?
Apesar de ser originária da região andina do Peru e do Equador, a anona desenvolve-se em regiões tropicais e subtropicais em todo o mundo.
No caso de Portugal, a produção desta fruta acontece sobretudo nas ilhas da Madeira e dos Açores e na região do Algarve.
Qual a composição nutricional da anona?
Em termos nutricionais, um estudo revela que a anona é bastante completa, pois é rica em vitamina C, vitaminas do grupo B e em minerais como o fósforo, ferro ou magnésio.
Informação nutricional (160 gramas) | Valor nutricional |
Calorias | 120 |
Proteínas | 2.5 g |
Lípidos | 1.8 g |
Açúcar | 20.6 g |
Hidratos de Carbono | 28.3 g |
Fibras | 4.8 g |
Quais os benefícios da anona para a saúde?
Devido à sua composição nutricional, muitos são os benefícios da anona para a saúde humana, sobretudo no que diz respeito ao funcionamento do sistema imunitário.
Por outro lado, como é uma fruta com baixo teor calórico quando comparada com outras opções, a anona auxilia no processo de perda de peso.
Perceba como é que este fruto pode ajudar a melhorar a sua saúde.
1. A anona ajuda no combate aos radicais livres
Dado que a anona é rica em antioxidantes, esta acaba por ser uma fruta que desempenha um papel importante no combate aos radicais livres, associados a doenças crónicas como a diabetes, o cancro ou as doenças cardiovasculares.
Por outro lado, consumir anona pode apresentar um efeito anticancerígeno devido à presença de ácido caurenóico, flavonóides, carotenóides e vitamina C.
2. Consumir anona ajuda aumentar a produção de colagénio
Devido à presença de vitamina C, consumir anonas ajuda no aumento da produção de colagénio, responsável por combater a flacidez e as rugas da pele. Assim melhora o seu aspeto.
Por outro lado, os antioxidantes desta vitamina ajudam a combater os radicais livres que levam ao envelhecimento da pele.
3. A anona melhora os quadros depressivos
Uma vez que a anona conta com bons níveis de vitamina B6, esta é uma fruta que ajuda a regular o humor e a melhorar estados depressivos.
Porquê? Porque esta vitamina desempenha um papel importante na criação de neurotransmissores, incluindo serotonina e dopamina.
Ao consumir 160 g de anona, está a ingerir cerca de 30% das doses diárias recomendadas de ingestão da vitamina B6.
4. A anona melhora a saúde ocular
Rica em luteína, um dos principais carotenóides antioxidantes presentes no olho, a anona ajuda a combater o stress oxidativo, prevenindo a cegueira.
5. A anona ajuda a controlar a pressão sanguínea
Rica em potássio e magnésio, esta fruta ajuda a controlar a pressão arterial, pois estes são os nutrientes que promovem a dilatação dos vasos sanguíneos.
6. A anona ajuda no trânsito intestinal
Por ser rica em fibra, esta fruta ajuda na regulação do trânsito intestinal, evitando a obstipação. Porquê? Porque apresenta maioritariamente fibras solúveis, fermentadas pelas bactérias intestinais.
Além disso, esta fruta ajuda a reduzir os níveis do colesterol LDL (colesterol mau).
Quais os malefícios da anona?
A anona apresenta compostos tóxicos, ainda que em pequenas doses. Por isso, é importante consumi-la de forma moderada.
De acordo com um estudo, a anonacina desta fruta está associada a danos no cérebro e sistema nervoso.
Além disso, existem outros estudos que associam o consumo desta fruta a um aumento do risco da doença de Parkinson.
Embora todas as partes desta fruta tenham este composto, é nas sementes e na pele que existe maior concentração.
Nesse sentido, rejeita-as para que possa consumir este fruto sem receios.
Quem é que não pode comer anonas?
Devido aos efeitos da anonacina, quem sofre de doenças como o Parkinson ou outras que afetam o sistema nervoso central deve evitar o consumo de anonas.
Tendo em conta os seus benefícios, certamente que se deve estar a perguntar: como comer anona?
Como se deve comer a anona?
À semelhança do que acontece com outras frutas da época, a melhor forma de comer anonas é ao natural, pois só assim conseguirá aproveitar todos os benefícios deste fruto.
No entanto, pode consumir de outras formas e usar em receitas, como sumos, gelados ou saladas.
Como escolher a anona?
Para que possa escolher as melhores anonas prontas a consumir, é necessário que cedam ligeiramente ao toque. Caso contrário, significa que ainda estão verdes e, portanto, secas.
Caso apresente manchas castanhas ou negras, não se preocupe, tratam-se apenas de defeito epidérmicos por causa dos ramos vizinhos na árvore.
Em termos de conservação, é preciso ter em conta que a anona é uma fruta que amadurece muito rápido.
Como se deve conservar as anonas?
Por isso, deve manter as anonas à temperatura ambiente até amadurecerem. Assim que amadurecerem, deve guardar as anonas no frigorífico durante 2 ou 3 dias.
Em que época do ano se pode consumir a anona?
Embora não falte onde comprar anonas durante o ano, a época que decorre entre outubro e maio é a melhor para o seu consumo.
Usufrua das propriedades da anona
Embora apresente alguns efeitos secundários, o consumo de anonas mostra-se benéfico quando inserido numa alimentação saudável, pois é um alimento rico em termos nutricionais.
Para tal, só precisa de consumi-la nas quantidades recomendadas.
Para que possa ter um plano alimentar adequado às suas necessidades, marque uma consulta de nutrição numa das Clínicas BodyScience em Lisboa, no Porto, em Braga e na Póvoa de Varzim.
Discussion about this post