Na lista de alimentos para o verão não dá muito para fugir e as frutas ocupam a maioria dos lugares disponíveis nesta lista. Têm poucas calorias, são nutritivas, saciam, são fontes de água, vitaminas e nutrientes, por isso, são a melhor opção para dias quentes que deixam pouco espaço para refeições muito pesadas.
10 opções de alimentos para o verão que são um boost de saúde
Sardinha
Calor sem sardinhas não faz sentido. A sardinha encabeça a nossa lista de alimentos para o verão e já nos está a fazer sonhar com as noites dos santos populares mas não é por isso que a deve incluir na sua dieta. A sardinha é um peixe gordo, com um elevado nível de ómega 3 mas também de proteínas e minerais, nomeadamente, o ferro, o magnésio e o fósforo.
Pêssego
Frescos e saborosos, carecas ou cabeludos, o pêssego é a fruta do verão. Rico em vitamina A, B e C, é ainda uma fonte de fósforo, potássio, ferro e magnésio. É energético, diurético, laxante e depurativo, protege a visão, as unhas, o cabelo, a pele, os ossos e as gengivas.
Figo
Não é amado por todos mas se ainda não deu uma oportunidade a este fruto, não sabe o que anda a perder. A pensar em alimentos para o verão, sabia que o figo tem uma ação laxativa? Pois é, perfeito para eliminar resíduos e toxinas e deixar a barriga lisa. Fonte de vitaminas, minerais, proteínas e fibras, é perfeito para consumir ao natural, como queijo de figo ou no tradicional algarvio bolo de alfarroba e figo.
Cerejas
Haverá alguém que não goste de cerejas? As cerejas são deliciosas e viciantes. Depois de começar não dá para parar e ainda bem porque são um verdadeiro super alimento. Com baixo teor calórico, são anti-inflamatórias, ricas em fósforo, cálcio, flavonoides, ferro e lipídeos, contêm betacaroteno, ácido elágico e melatonina, são ainda ricas em vitamina A.
Amêijoas
Amêijoas à Bulhão Pato é um dos pratos essenciais nas esplanadas no verão, perfeito para dias quentes e descomplicados. A tradição e o seu sabor não é a única razão para as incluir nesta lista de alimentos para o verão. Pouco calóricas, as amêijoas são fonte de ácidos gordos ómega 3, vitamina A, minerais e ricas em vitamina B; são, por isso, aliadas na prevenção do stress e da depressão e no tratamento da anemia.
Veja também: Os melhores alimentos para uma pele bonita
Cenoura
Se quer rapidamente ficar com um saudável tom bronzeado, deve incluir a cenoura nas suas refeições diárias. Por se tratar de uma fonte de betacaroteno, a cenoura é um poderoso antioxidante que protege a pela da ação dos radicais livres provocados pela radiação ultravioleta. A vitamina A presente na cenoura combate a desidratação e é uma aliada na prevenção do acne e das rugas.
Morangos
Morangos ao pequeno-almoço, ao lanche e à sobremesa, ao natural, em batidos ou gelados, os morangos são sempre saborosos e deliciosos. Fonte de potássio, folato e vitamina C, ajuda a reduzir o colesterol mau, fortalece os ossos, atua contra infeções e preveni hemorragias. É também rico em fitoquímicos, substâncias que protegem a pele dos raios solares.
Pepino
Em saladas ou sumos, o pepino é perfeito para refrescar e desintoxicar. Com poucas calorias, tem muita água, minerais, antioxidantes e um poderoso efeito diurético. Rico em fibras, potássio, magnésio e betacaroteno, protege o cabelo, a visão e a pele, hidrata, melhora a circulação sanguínea e o trânsito intestinal.
Melancia
Verão sem melancia também não dá, certo? Até porque a melancia é amiga da linha por ser uma fonte de água e de fibra com poucas calorias. É verdade! Cada porção de 100 gramas de melancia tem apenas entre 25 a 30 calorias. Pode banquetear-se com este fruto maravilhoso que, além de muito nutritivo, é um antioxidante natural e fonte de vitaminas do complexo B e C, potássio e licopeno.
Melão
Com poucas calorias, o melão é rapidamente absorvido pelo organismo. Rico em antioxidantes, vitaminas e minerais, mantém a saúde da pele e dos cabelos, previne o envelhecimento precoce, é hidratante, fortalece o sistema imunológico e ajuda na digestão.
Oferecemos as soluções mais inovadoras, eficazes e seguras para si.
Descubra os tratamentos não invasivos.
Marque Já a sua Consulta de Avaliação Gratuita
Alimentos para o verão: outras dicas
Agora que conhece alguns dos alimentos a consumir neste verão, seja criativo na forma como os inclui na sua alimentação. As frutas podem ser consumidas ao natural, em gelados caseiros, sumos, batidos ou sobremesas com pouco açúcar e gorduras. O peixe é perfeito grelhado mas, também, em saladas, numa caldeirada ou numa feijoada de marisco.
E lembre-se, estas são apenas algumas opções de alimentos para o verão mas há muitos mais que deve incluir nos seus snacks e refeições. Atum fresco, tomate, queijo fresco, agriões, cereais integrais, laranja, ameixa, brócolos, nozes, avelãs e amêndoas, amoras e framboesas ou pimentos, são apenas alguns exemplos. E, claro, durante o tempo quente privilegie o consumo de água – pelo menos, 1,5 litros de água por dia.
Discussion about this post