Os maus hábitos alimentares, o uso recorrente de antibióticos e laxantes, ou mesmo a existência de problemas intestinais podem prejudicar a flora intestinal. Tudo porque reduzem imenso a quantidade de bactérias probióticas no intestino. Para combater este problema, deve inserir na sua dieta diária alguns alimentos ricos em probióticos.
Mas afinal o que são os probióticos? Continue a ler para descobrir a resposta, conhecer os seus benefícios e ainda descobrir alimentos ricos em probióticos.
O que são probióticos?
A palavra “probiótico” deriva do grego e significa “pró-vida”. Os probióticos são bactérias benéficas que podem ser encontradas no intestino e que contribuem para uma melhoria global da saúde do organismo, ajudando a fortalecer o sistema imunitário.
Quando existe um desequilíbrio na flora intestinal, a ingestão de alimentos ricos em probióticos ajuda a proteger o corpo contra agentes infeciosos, previne doenças e contribui para uma melhor digestão.
E o que são alimentos probióticos? Para além de conterem vitaminas e minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo, têm ainda bactérias boas e leveduras, que assumem um papel muito importante na manutenção da saúde. O seu consumo deve ser diário.
Quais são os benefícios dos alimentos ricos em probióticos?
Depois de perceber o que são probióticos, conheça alguns benefícios dos alimentos ricos em probióticos:
- Melhoria da digestão e combate da azia;
- Melhoria da digestão da lactose, principalmente para intolerantes;
- Prevenção e combate de doenças nos intestinos, como inflamação intestinal, síndrome do intestino irritável, colite e doença de Crohn;
- Regulação do trânsito intestinal, combatendo a prisão de ventre e a diarreia;
- Combate à proliferação de bactérias más no intestino;
- Prevenção e combate de doenças como o cancro, hemorroidas, candidíase e infeção urinária;
- Fortalecimento do sistema imunitário, uma vez que os probióticos aumentam a produção das células de defesa chamadas de macrófagos;
- Prevenção da hipertensão, obesidade e colesterol alto;
- Prevenção de intolerâncias alimentares e alergias;
- Maior absorção de nutrientes pelo organismo, como o cálcio, o ferro e a vitamina B.
Existem ainda fortes indícios de que os alimentos probióticos também ajudam a melhorar o humor, já que o equilíbrio da flora intestinal está diretamente relacionado com a diminuição da ansiedade e da depressão.
Um estudo mostra ainda que os probióticos podem ajudar no tratamento do autismo, pois têm algum impacto a nível comportamental, mostrando melhorias nas competências de concentração e de escuta.
Quais são os alimentos ricos em probióticos?
Para consumir probióticos existem duas maneiras principais. Uma através do consumo de alimentos ricos em probióticos naturais. E a outra, através do recurso a suplementos probióticos, que podem ser encontrados em diversos espaços.
Fique a conhecer 8 alimentos ricos em probióticos que deve consumir:
1. Vinagre de maçã
O vinagre de maçã é outro dos principais alimentos ricos em probióticos que contribui para um funcionamento saudável do sistema gastrointestinal. Este alimento fermentado é rico em pectina e enzimas, que favorecem a microflora do cólon e a produção de bactérias boas. Excelente para aumentar a imunidade do seu organismo.
2. Kefir
O kefir é um produto fermentado de sabor ácido, semelhante ao iogurte, mas considerado um probiótico completo, pelo seu elevado teor de probióticos. Trata-se de uma bebida rica em vitamina B e cálcio, fundamental para a manutenção da flora intestinal.
Além disso, o kefir é de fácil digestão, principalmente para intolerantes à lactose. Ajuda ainda a prevenir e tratar a prisão de ventre, a diarreia e outros problemas intestinais. Este produto é também rico em antioxidantes e um alimento anti-inflamatório, colaborando na defesa do organismo contra diversos problemas de saúde.
3. Alimentos fermentados à base de soja
Os alimentos fermentados à base de soja mais conhecidos são o miso, o kimchi, o tempeh e o natto. Estes produtos são ricos em probióticos e ainda em antioxidantes, pelo que fortalecem o sistema imunitário, prevenindo doenças como o cancro do estômago, a hipertensão e a diabetes.
4. Kombucha
Trata-se de uma bebida fermentada com açúcar a partir do chá preto ou do chá verde. O kombucha tem um sabor refrescante e adocicado, que lembra o sabor da sidra. Este produto tem uma boa concentração de micro-organismos fundamentais na defesa do corpo e ajuda a combater bactérias e fungos prejudiciais ao organismo, prevenindo diversos problemas de saúde.
5. Iogurtes com probióticos
Os iogurtes com probióticos são, provavelmente, a fonte mais acessível e conhecida no mercado. Os iogurtes naturais são alimentos ricos em probióticos, ajudam a evitar a prisão de ventre, melhoram as defesas do organismo e são ricos em vitaminas, proteínas e minerais.
Para além de serem um excelente aliado do sistema imunitário, está perante um alimento completo e benéfico na manutenção da saúde.
6. Coalhada
A coalhada, tal como o iogurte e o kefir, é rica em probióticos. No fundo, a coalhada (ou leite coalhado) é a parte sólida que resta da coagulação do leite. Além de ser baixa em calorias, tem um papel muito forte na melhoria da imunidade, no equilíbrio da flora intestinal e ainda no fortalecimento dos dentes e dos ossos.
7. Picles
Os picles são criados a partir da fermentação de vegetais numa solução de água e sal. Ao serem fermentados pelas suas próprias bactérias, tornam-se uma ótima fonte de vitamina C e K. Também são ricos em antioxidantes, o que ajuda no combate a infeções urinárias e no fortalecimento do sistema imunitário.
8. Azeitonas verdes
Depois de serem fermentadas, as azeitonas verdes ganham várias mais-valias na proteção do organismo, especialmente a nível gastrointestinal. São também uma excelente opção para quem deseja evitar lacticínios ou que tenha algum tipo de intolerância aos restantes alimentos.
Conclusão
Os probióticos são fortes aliados do sistema imunitário, sendo muito úteis na redução do inchaço abdominal e na prevenção e combate a diversos problemas intestinais.
Se procura um plano personalizado de alimentação, a Bodyscience dispõe de nutricionistas prontos a ajudar a conquistar o bem-estar na sua vida. Marque já a sua consulta de avaliação gratuita!