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Os melhores alimentos para uma pele bonita

A pele, considerada o maior órgão do corpo humano e detentora de inúmeras funções extremamente relevantes para a manutenção da vida humana, pode ser considerada como um espelho do nosso organismo. Desta forma, hábitos alimentares e de vida saudáveis refletem também uma pele saudável e, por conseguinte, mais bonita.

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Mas quais são os melhores alimentos para uma pele bonita e saudável? Seguidamente apresento-lhe alguns exemplos.

Alimentos para uma pele bonita que deve consumir

 

Frutos vermelhos e frutas cítricas

Fatores ambientais, como a radiação solar, a poluição e o tabagismo podem provocar danos à pele por gerarem um chamado stress oxidativo. Os frutos vermelhos, onde se incluem as amoras, framboesas, morangos e mirtilos e as frutas cítricas, como por exemplo a laranja, tangerina, kiwi ou limão contêm poderosas propriedades antioxidantes que neutralizam esses efeitos combatendo os radicais livres. Adicionalmente, a vitamina C que se encontra presente nestas frutas (mas não só!), tem um papel fulcral na síntese de colagénio que contribui para a firmeza da pele e melhora a aparência da celulite.

 

Hortofrutícolas de cor alaranjada

Grupo onde se encontra por exemplo a cenoura, a batata doce alaranjada, a abóbora, a manga e a papaia. Todos estes alimentos são detentores de uma grande quantidade de betacaroteno, um pigmento que é um antioxidante natural e um dos meios para obter a vitamina A, essencial para a renovação celular, combate dos radicais livres e proteção das células da exposição solar.

Veja também: Todos os benefícios da microdermoabrasão para a pele

Carne, peixe e ovos

Estes alimentos são fontes de proteínas de alto valor biológico. As proteínas são responsáveis pela formação da matriz que serve de base para a sustentação das várias camadas da pele, promovendo uma maior firmeza, força e integridade da mesma. Para além disso, são fundamentais para processos de regeneração e cicatrização da pele.

Peixes gordos como o salmão, a sardinha, a cavala e o atum, pela sua riqueza em ómega-3, uma substância anti-inflamatória, são também excelentes aliados no combate a manifestações cutâneas de inflamação como é o caso da acne.

Aposte também no iogurte natural. Além de proteínas este possui também componentes probióticos que favorecem o equilíbrio da flora intestinal, regulando e otimizando o funcionamento do intestino.

 

Oleaginosas

As oleaginosas, onde se incluem as nozes, amêndoas e avelãs são um grupo rico em selénio, vitamina E e ómega-3, o que as torna um conjunto relevante de alimentos para uma pele bonita e saudável. Com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, essas substâncias previnem e retardam o envelhecimento da pele, contribuem para a sua elasticidade e auxiliam na manutenção da sua vitalidade.

 

Águas, chás ou infusões (sem açúcar)

Um bom estado de hidratação é fundamental para a saúde da sua pele, refletindo-se na sua maior flexibilidade, elasticidade e brilho.

Para saber a quantidade de água que o seu corpo necessita esteja atento à cor da sua urina. Esta deve ser clara (não incolor) e inodora. Se tiver uma cor mais escura deve reforçar o consumo de água diariamente.

Diversos fatores contribuem para a saúde da pele. Assim, é importante destacar que para ter uma pele bonita não deve apenas ingerir estes alimentos isoladamente. Faça uma alimentação variada, equilibrada e completa, evite alimentos industrializados ricos em gorduras saturadas e açúcares, hidrate-se adequadamente, pratique atividade física regularmente, durma boas horas de sono e não se esqueça do protetor solar!

Daniela L. Antunes                                                                                               Nutricionista

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