Há alimentos a evitar nos dias de calor e no resto do ano também. Contudo, nos dias mais quentes, alguns produtos alimentares podem ter um efeito mais violento na sua saúde e bem-estar. Quando a temperatura e humidade são muito altas, a perda de água e sais minerais é mais elevada, logo, nos meses de verão, o risco de desidratação é real. Há outros cuidados a ter, produtos a não comer e alimentos obrigatórios.
Alimentos a evitar nos dias de calor: cuidados gerais
Com as temperaturas altas há mais perda de água e sais minerais, os processos digestivos são menos eficientes, por isso, é necessário ter alguns cuidados extraordinários com a alimentação.
Para começar, coma bem! A roda dos alimentos é a melhor cábula que pode encontrar para garantir o aporte diário de nutrientes. Para o conseguir, tenha uma alimentação saudável e variada. Se tiver dificuldade, prepare uma ementa semanal para garantir menus variados. Faça refeições leves e reduza o consumo de gordura, açúcar, carne, fritos e produtos processados.
Beba muitos líquidos, com especial destaque para a água. Para garantir a quantidade necessária para o seu organismo, deve beber 35 ml de água por cada quilo de peso corporal. Ou seja, uma pessoa que pese 70 kg, deve beber 2450 ml de água por dia.
Com o tempo quente, também aumenta o risco de contaminação dos alimentos, por isso, tenha muita atenção ao estado dos alimentos. Evite comer alimentos que estiveram longas horas à temperatura ambiente. E se num restaurante notar pouca atenção à limpeza do espaço… duvide do cuidado na confeção da comida.
7 alimentos a evitar nos dias de calor
Alimentos picantes
Já comeu um caril picante e, rapidamente, ficou com muito calor ao ponto de transpirar abundantemente? Pois bem, não é só consigo que isto acontece. Os alimentos picantes, de facto, aumentam a sensação de calor, provocam transpiração, logo, aumentam a probabilidade de desidratação.
Bebidas alcoólicas
As bebidas alcoólicas podem aumentar a sensação de calor e a transpiração corporal porque são altamente diuréticos e podem, facilmente, levar à desidratação. No verão, a desidratação corporal já é mais intensa, por isso, se não conseguir prescindir de algumas cerveja geladas, pelo menos, alterne com um copo de água.
Bebidas diuréticas
Se a retenção de líquidos é um problema, estas bebidas são boas aliadas, no entanto, porque promovem a eliminação de mais urina, favorecem a desidratação. As bebidas diuréticas, como o café ou o chá, devem ser evitadas nos dias de mais calor. Para repor os níveis de hidratação no organismo prefira beber água.
Bolos com creme
No verão, é difícil resistir a uma bola de Berlim nas praias da nossa costa, não é assim? Somos solidários mas alertamos para os perigos que este tipo de bolos apresentam nesta altura do ano. Bolos com creme de ovos ou chantilly podem deteriorar-se com o calor excessivo e ser responsáveis por intoxicações alimentares.
Comida aquecida
Os alimentos, mesmo depois de cozinhados, não duram para sempre. Parece uma conclusão evidente, no entanto, quantos dias depois de guardar sobras no frigorífico as comeu? Cinco dias? Quatro? Seis? Os alimentos perdem as suas propriedades, mesmo quando guardados no frigorífico, após 3 dias. No tempo mais quente, há ainda mais riscos.
Veja também: Receitas simples para dias de calor
Molhos
Ketchup, mostarda, maionese, molho de natas, bechamel e outros molhos à base de natas, leite ou ovos fazem parte da lista de alimentos a evitar nos dias de calor pelos perigos de intoxicação. A não ser que tenha a certeza que estiveram guardados em local fresco e seco.
Refrigerantes
Nos dias mais quentes deve limitar o consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas. Também é necessária cautela na ingestão de bebidas muito frias porque podem perturbar a digestão. É necessário beber líquidos ao longo do dia, mesmo que não tenha sensação de sede, contudo, prefira água.
Oferecemos as soluções mais inovadoras, eficazes e seguras para si.
Descubra os tratamentos não invasivos.
Marque Já a sua Consulta de Avaliação Gratuita
7 dicas para se alimentar bem nos dias de calor
Sabia que o humor e o desempenho cognitivo estão diretamente ligados aos níveis de hidratação do organismo? Há alimentos a evitar nos dias de calor mas também existem outros que deve privilegiar para garantir que se mantém com níveis saudáveis de hidratação, nutrientes e energia. Tome nota destas dicas:
- Mesmo que não sinta sede, mantenha-se bem hidratado
- Privilegie o consumo de água (35 ml por cada quilo de peso corporal)
- Aromatize a água com pedaços de furta, hortícolas, especiarias ou ervas aromáticas
- Prefira alimentos ricos em água, como fruta e hortícolas
- Não esqueça que a sopa é uma excelente forma de se manter hidratado (experimente as versões frias)
- Faça refeições leves e frequentes
- Transporte os alimentos em malas térmicas com placas de gelo para manter a temperatura
Procura um plano alimentar mais rigoroso e adequado às suas rotinas e estilo de vida? Marque uma consulta de nutrição e reeducação alimentar, coma bem e viva melhor!
Discussion about this post