Dieta Detox: 11 alimentos para desintoxicar o organismo

Alguma vez fez uma dieta detox?

Detox – ou desintoxicação – é uma palavra muito popular.

Normalmente, implica seguir uma dieta alimentar específica ou usar produtos especiais que garantem livrar o seu corpo de toxinas, melhorando assim a sua saúde e promovendo a perda de peso.

Diariamente, somos bombardeados com inúmeras toxinas resultantes do nosso estilo de vida moderno: o ar que respiramos, a água que bebemos, a comida que ingerimos, os produtos que compramos para o nosso corpo e para as nossas casas.

Felizmente, há cada vez mais alimentos que podemos acrescentar à nossa alimentação diária capazes de nos ajudar a eliminar naturalmente os excessos que cometemos.

Está na hora de desintoxicar o seu organismo de forma natural.

 

Clínicas BodyScience
Especialistas em Nutrição e Medicina Estética

 

Diz-se que uma dieta detox elimina as toxinas do corpo, melhora a saúde e promove a perda de peso.

Muitas vezes, envolve o uso de laxantes, diuréticos, vitaminas, minerais, chás e outros alimentos que se acredita terem propriedades desintoxicantes.

O que muitas pessoas desconhecem é que o corpo humano tem uma maneira sofisticada de eliminar toxinas. Este mecanismo de desintoxicação natural envolve o fígado, rins, sistema digestivo, pele e os pulmões.

Ainda assim, as substâncias indesejadas só podem ser eliminadas quando esses órgãos estão saudáveis.

Então, embora uma dieta detox não faça nada que seu corpo não possa fazer naturalmente, é possível otimizar o sistema de desintoxicação natural do seu corpo, adotando um estilo de vida saudável, que passa obrigatoriamente por uma alimentação equilibrada, rica em alimentos saudáveis e desintoxicantes.

 

Como se processa a desintoxicação natural do corpo?

O sistema de desintoxicação do seu corpo está constantemente a trabalhar, eliminando toxinas e invasores perigosos antes que eles possam prejudicá-lo.

Há 6 órgãos que ajudam a desintoxicar organismo:

 

1. O fígado

Seu fígado é a arma mais poderosa do seu corpo contra as toxinas.

Ele executa cerca de 500 funções. Filtra o sangue e desativa toxinas. Essas toxinas incluem aditivos alimentares, medicamentos e excesso de hormonas.

O fígado também transporta nutrientes para a corrente sanguínea e transforma o resto em resíduos que saem do corpo pelos rins ou intestinos.

 

2. Os rins

Os rins desempenham várias funções, incluindo a regulação do equilíbrio de fluidos e eletrólitos no seu corpo. Também ajudam a controlar a pressão arterial e a lidar com a secreção de hormonas.

Recebem e filtram seu sangue e eliminam o excesso de fluidos, bactérias, medicamentos e outros produtos químicos pela urina.

 

 

3. Sistema Gastrointestinal

Da boca ao cólon, o trato intestinal digere os alimentos e ajuda a eliminar as toxinas.

A microflora intestinal decompõe os nutrientes que são absorvidos pela corrente sanguínea. As toxinas são encaminhadas para o intestino delgado e removidas do corpo através das fezes.

 

4. O trato respiratório

O seu trato respiratório (pulmões e brônquios) remove toxinas principalmente na forma de dióxido de carbono.

Os seus pulmões estão constantemente ocupados. Inspiram e expiram aproximadamente 11.000 litros de ar todos os dias. E, ao contrário dos filtros dos automóveis ou dos aspiradores, não precisa de substituí-los regularmente.

 

5. A pele

A pele é o maior órgão do corpo humano e desempenha um papel importante na eliminação de toxinas.

Impede a entrada de todos os tipos de substâncias nocivas e tem a capacidade de bloquear bactérias perigosas e até mesmo produtos químicos tóxicos. Por outras palavras, a pele é a primeira linha de defesa do seu corpo contra uma ampla gama de toxinas – por isso, cuide bem dela!

 

6. O Sistema Linfático

O seu sistema linfático inclui nódulos, vasos, glândulas e órgãos cheios de líquido.

O seu principal objetivo é limpar as toxinas e proteger o organismo de possíveis invasores. Além disso, carrega os resíduos dos tecidos para a corrente sanguínea, onde podem ser processados ​​e removidos.

 

Por que estamos sobrecarregados de toxinas?

O sistema de desintoxicação do seu corpo é poderoso, mas está constantemente sob pressão.

Pesticidas, hormonas, antibióticos, metais pesados, produtos químicos e stress podem prejudicar o seu sistemas natural de desintoxicação.

A exposição às toxinas começa cedo. Antes mesmo de nascermos, na verdade. Testes do sangue do cordão umbilical de bebés recém-nascidos revelaram uma média de mais de 200 produtos químicos sintéticos – e alguns deles com potencial cancerígeno.

Desintoxicar o organismo quando o nosso corpo precisa de toda a energia que tem para escapar a um predador, seria como insistir em esfregar o chão enquanto um tornado atinge a sua casa.

Mas como a maioria de nossos stressores são mentais e emocionais, o corpo pode priorizar a desintoxicação.

Dada a prevalência de toxinas no meio ambiente – e muitas vezes também nos nossos corpos – muitas pessoas querem saber o que podem fazer para se proteger.

Uma das melhores formas é adotando um estilo de vida saudável. Este passa por aprender controlar os níveis de stress, fazer exercício físico regularmente e manter uma alimentação saudável, rica em alimentos saudáveis e com potencial para desintoxicar o organismo.

 

Quando deve fazer uma desintoxicação?

 

dieta detox

 

Existem várias dietas de desintoxicação. Estas podem limitar severamente a ingestão de calorias e nutrientes, apresentando vários riscos à sua saúde.

A desintoxicação deve ser uma mudança de estilo de vida onde o foco está na ingestão de alimentos limpos e não processados.

A desintoxicação é necessária se está a sofrer de:

Estes são alguns dos sinais de que algo não está bem com o nosso organismo. Oferecer uma dieta saudável e limpa ao corpo é um processo de autolimpeza e autocura. O que damos ao corpo é o que refletimos na nossa saúde física e mental.

 

Quais são os melhores alimentos detox para limpar o organismo?

 

1. Limão

Os limões são os aliados perfeitos no processo de digestão estimulando a libertação de enzimas, enquanto que a vitamina C ajuda a converter as toxinas numa forma solúvel e facilmente eliminável do corpo.

O limão também ajuda a estimular o fígado e a purificar o sangue, tornando-se assim num dos principais alimentos detox.

 

2. Maçã

A maçã é outro dos principais alimentos detox para emagrecer e ajudar o seu corpo a livrar-se de toxinas: fornece fibra e nutrientes e ajuda a estimular a produção de bílis, que o fígado usa para libertar toxinas.

A fibra solúvel presente na maçã é extremamente benéfica para a remoção de metais pesados e aditivos alimentares dos nossos corpos.

Certifique-se que come apenas maçãs orgânicas de produção controlada, pois as maçãs são dos alimentos mais susceptíveis a fertilizantes e outros químicos.

 

 

3. Alho

O alho tem poderosas propriedades antivíricas, anti-sépticas e antibióticas.

Este alimento ajuda a estimular o fígado a produzir enzimas de desintoxicação que auxiliam na filtragem das toxinas do sistema digestivo.

Mais um elemento imprescindível entre os alimentos detox mais importantes na limpeza natural do seu organismo.

 

4. Brócolos

Os brócolos contêm fitoquímicos importantes para o natural processo de desintoxicação do organismo.

Estes fitoquímicos estimulam enzimas de desintoxicação durante a digestão. Ricos em propriedades extremamente antioxidantes, os brócolos são alimentos detox que devem fazer parte da sua dieta – quase – diária.

 

5. Chá verde

Provavelmente, já deve saber que o chá verde possui altos níveis de propriedades antioxidantes, das quais se destacam as catequinas que aumentam a função hepática.

Para além disso, beber chá verde ajuda a manter-se hidratada/o.

 

6. Beterraba

A beterraba é outro alimento indispensável na sua dieta detox. É rica em nutrientes, vitaminas B3, B6 e C, betacaroteno, magnésio, cálcio, zinco e ferro.

Este alimento auxilia o fígado e vesícula biliar no processo de eliminação de toxinas, enquanto que o alto teor de fibras naturais vai desempenhando um papel ultracompetente durante o processo digestivo.

 

Tenha acesso às novidades, dicas e ofertas exclusivas!
Subscrever Newsletter Bodyscience

 

7. Vegetais verdes

O mais importante dos vegetais verdes é a clorofila.

A clorofila é a designação de um grupo de pigmentos fotossintéticos presente nos cloroplastos das plantas que ajuda o corpo a libertar-se das toxinas ambientais, metais pesados, herbicidas e pesticidas.

Couves, brócolos, espinafrex, pepino e aipo são alguns exemplos.

Não tenha qualquer problema em incluir o maior número possível de vegetais verdes à sua dieta detox, porque quantos mais, melhor. Estes alimentos ajudam na desintoxicação, aumentando o teor de oxigénio e purificando o sangue.

 

 

8. Alcachofra

A alcachofra aumenta a produção de bílis e purifica e protege o fígado.

Esta planta é também conhecida pelo seu efeito diurético, o que ajuda na remoção de toxinas quando o fígado os decompõe.

Alguns estudos mostraram que a alcachofra pode realmente regenerar os tecidos do fígado. Este alimento também é super rico em fibra, o que, como sabemos, ajuda a eliminar os excessos acumulados.

 

9. Coentros

Outro dos muitos alimentos que merece figurar na nossa lista e estar presentes na sua dieta detox são os coentros.

Os coentros são ervas muito importantes no natural processo de libertação metais que vamos ingerindo sem sabermos.

Este alimento ajuda na prevenção de doenças cardíacas e diabetes. Para além disso, possui propriedades anti-microbianas que ajudam a estabilizar a temperatura do corpo em dias mais quentes.

Como nota de rodapé, os coentros eram usados no dia-a-dia das populações de países subdesenvolvidos como forma de conservar outros alimentos.

 

10. Abacates

Raramente pensamos no abacate como um alimento detox, mas a verdade é que as suas particularidades nutricionais reduzem o colesterol e dilatam os vasos sanguíneos, enquanto bloqueiam a toxicidade que destrói as artérias.

O abacate contém um nutriente chamado glutationa, que bloqueia pelo menos trinta agentes cancerígenos diferentes enquanto ajuda o fígado a desintoxicar os produtos químicos sintéticos.

 

11. Mirtilos

O mirtilo é um dos alimentos curativos mais poderosos que pode incluir na sua dieta detox.

Estas pequenas bagas contêm aspirina natural que ajuda a diminuir os efeitos da inflamação crónica que danificam os tecidos, ao mesmo tempo que diminui a dor.

Também atuam como antibióticos, bloqueando as bactérias no trato urinário, ajudando assim a prevenir infecções. Têm ainda propriedades antivirais e ajudam a bloquear a passagem de toxinas pela barreira hematoencefálica para obter acesso ao cérebro.

 

Considerações Finais

As desintoxicações são normalmente usadas para lidar com a exposição ambiental a toxinas, distúrbios gastrointestinais, doenças autoimunes, para limpeza geral e como medicina preventiva.

Como “desintoxicação” se tornou um chavão massivo de saúde, o termo é, infelizmente, usado para vender muitos produtos e serviços sem base científica.

Alguns programas de desintoxicação recomendam o uso de laxantes ou diuréticos, exagerar em rotinas de exercícios insustentáveis, tomar suplementos não comprovados (e caros) ou beber apenas sumos. A verdade? Nenhuma dessas abordagens ajuda a longo prazo.

Faça a sua pesquisa aprofundada e procure ajuda profissional antes de considerar uma nova dieta detox. E lembre-se – a melhor e mais segura maneira de desintoxicar o seu corpo é a comer alimentos saudáveis ​​e de verdade.

 

MARQUE JÁ A SUA CONSULTA DE AVALIAÇÃO GRATUITA

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisar

Conhece o método Bodyscience?

Siga-nos no Instagram

Siga-nos nas redes sociais

Conquiste a beleza
de um corpo saudável

Marque já a sua consulta

e avaliação gratuita.

A mudança começa aqui.

Conhecimento Partilhado

Artigos
Relacionados

Mais de 50.000 pessoas confiam nas nossas Clínicas

Realização de uma Avaliação Corporal Completa;

Análise Perfil Clínico e Hábitos Alimentares;

Diagnóstico do Problema e Prescrição do tratamento;