A celulite é uma palavras que ninguém quer ouvir falar, pois provoca o pânico imediato em qualquer mulher de qualquer idade. Apesar de difícil de controlar, existem alguns alimentos que contribuem para celulite que podemos evitar a fim de prevenir e tratar a comummente apelidada “pele casca de laranja”.
Não há fórmulas mágicas de a contornar, mas a alteração de alguns hábitos pode ser muito benéficos no controlo da celulite.
Há um número significativo de alimentos que causam celulite que deve evitar para não ter surpresas desagradáveis e sentir-se melhor com o seu corpo. Continue a ler para descobrir quais são e assim começar a reduzir a celulite de forma natural.
Clínicas BodyScience
Especialistas em Nutrição e Medicina Estética
Quais são os tipos de alimentos que contribuem para celulite?
De cremes e procedimentos estéticos, a alimentos anti-celulite, não faltam opções quando se trata de descobrir como eliminar a celulite. Embora essas coisas tenham níveis variados de sucesso, todas têm uma coisa em comum: são muito mais eficazes quando exclui certos alimentos da sua dieta e mantém uma alimentação saudável.
Alguns nutrientes presentes nos alimentos que lhe vamos mostrar pioram a aparência da pele – mesmo que tenha tomando outras medidas para suavizá-la. Queremos dizer-lhe com isto que, por mais cremes que aplique ou tratamentos que faça, dificilmente notará resultados se não tiver cuidado com os alimentos que ingere regularmente.
Descubra alguns dos alimentos que pioram a celulite que precisa tirar da sua lista de compras ou reduzir o seu consumo significativamente:
1. Sal
É especialmente importante deixar o sal refinado fora da sua dieta, pois é um dos alimentos que causam a celulite e, em certas situações, a agravam.
O sal de mesa é um sal refinado que contém apenas cloreto de sódio. Isso pode contribuir para a retenção de líquidos e má circulação. Essas características biológicas estão diretamente ligadas ao aparecimento e estímulo da celulite.
Pode também tentar cozinhar com sal natural. Algumas pessoas garantem que o sabor é melhor e nós garantimos que o sal natural é consideravelmente menos prejudicial à sua saúde.
Pode comprá-lo em ervanárias e em lojas de produtos dietéticos, ou até mesmo em alguns supermercados com maior variedade de produtos naturais.
Pode usá-lo em guisados, sopas ou sempre que quiser cozer massas ou arroz.
O que causa a celulite e como evitar
2. Alimentos fritos
Os alimentos fritos são ricos em gordura e embora nem toda a gordura seja prejudicial, na maioria dos casos, os alimentos fritos são feitos com gordura de baixa qualidade.
Comer alimentos que são ricos em gordura pode piorar a celulite no seu corpo.
Recomendamos que opte por processos mais saudáveis de cozinhar os alimentos, tais como grelhar, cozer a vapor, assar ou saltear numa frigideira antiaderente (sem adicionar óleos ou outras gorduras vegetais).
3. Bebidas alcoólicas
As bebidas alcoólicas não estão entre os produtos ou alimentos que causam celulite, mas têm uma relação causa/efeito na dilatação dos vasos sanguíneos.
As bebidas com teor alcoólico contêm as chamadas calorias negativas, que contribuem para o aumento do peso sem fornecer qualquer nutriente. Além disso, quando o corpo metaboliza estas calorias, converte-as imediatamente em açúcar.
As bebidas alcoólicas também potenciam a retenção de líquidos, aumentando os depósitos de gordura no corpo.
Obviamente que uma ingestão controlada destas bebidas não trará malefícios, mas, no dia a dia, opte por beber mais água e chás, de forma a equilibrar as necessidades do seu organismo.
4. Fast food
A tão célebre e quase sempre irresistível fast food (doces, hambúrgueres, batatas fritas, sandes, molhos, refeições pré-cozinhadas, etc.) combina tudo aquilo de mais prejudicial à nossa saúde num alimento.
Estes alimentos contém farinhas nocivas, açúcar, sal refinado e as piores gorduras e demais ingredientes prejudiciais à saúde.
Ao absorver estes ingredientes ultra calóricos o corpo não recebe os nutrientes de que necessita. A menos que pratique uma quantidade de exercícios diários que se assemelhe a correr uma maratona, estes alimentos vão diretamente para as “reservas”, ou seja, acumulam gordura e pioram a celulite.
Ao contrário do que parece, a fast food não sacia a fome. Precisa de ingerir grandes quantidades destes alimentos – tão prejudiciais- para se sentir satisfeita.
O sal, os açúcares, os corantes e os conservantes provocam um efeito viciante, levando-a a querer comer mais e mais, independentemente da quantidade consumida.
Estes alimentos não só pioram a celulite como são uma das principais causas da obesidade à escala mundial.
5. Açúcar branco
O açúcar branco (ou refinado) é outro ingrediente que não fornece qualquer nutriente, e muitos nutricionistas consideram-no mesmo um autêntico veneno.
O açúcar estimula a produção de uma hormona chamada dopamina, que é responsável pela sensação de prazer e bem estar, o que faz com que o organismo fique viciado nesse tipo de alimentação.
Não é por acaso que os produtos processados, apesar de acharmos que não, têm todos açúcar na sua constituição, porque o intuito é que se tornem viciantes.
O excessivo consumo de açúcar branco é um factor de alto risco para o desenvolvimento de diabetes do tipo 2.
Os dentistas também o apontam como um dos principais inimigos da saúde oral.
Para além de todos os malefícios aqui apresentados, o açúcar também acidifica o sangue e suprime alguns dos minerais naturais mais importantes para o bom funcionamento do nosso organismo.
6. Pão branco
O pão branco está entre os principais alimentos que contribuem para a celulite devido ao elevado teor de hidratos de carbono refinados.
De acordo com alguns especialistas em saúde, os alimentos que têm hidratos refinados podem causar inflamações no organismo – e isso pode desencadear o aparecimento de celulite.
No caso da inflamação crónica, as suas células de gordura vão aumentar e reter as toxinas e fluidos.
Além disso, à medida que o fluido começa a acumular-se, a circulação sanguínea tornar-se consideravelmente mais complicada. Essas toxinas contribuem para a quebra da elastina e do colagénio – proteínas que promovem o natural alisamento e firmeza da pele.
Tenha acesso às novidades, dicas e ofertas exclusivas!
Subscrever Newsletter Bodyscience
7. Carnes processadas e queijo
Qualquer carne processada ou queijo também faz parte da lista de alimentos que causam celulite.
Se da sua alimentação fizerem parte as carnes processadas, queijos e outros alimentos processados, os níveis de açúcar presentes nos vasos sanguíneos serão baixos, uma vez que perde grande parte das fibras que mantém o natural nível de açúcar no sangue.
Em resposta, o seu corpo terá que produzir uma boa quantidade de insulina e isso só poderá traduzir-se num aumento das suas células gordas.
8. Refrigerantes
A sua celulite ficou mais agressiva a cada ano que passa? Provavelmente, porque seu corpo está a produzir menos colagénio.
Infelizmente, como essa é uma parte natural do envelhecimento da pele, não há como reverter os efeitos. No entanto, cortar o açúcar (um nutriente que acelera a morte do colágeno) pode ajudar.
Embora, como já referimos, os doces sejam encontrados em muitos alimentos, desde pães a cereais, são mais abundantemente encontrados em bebidas adoçadas, como sumos processados, bebidas energéticas e refrigerantes. Evite-os a todo custo.
9. Molho barbecue (e outros molhos)
Quando põe molho de barbecue no seu hambúrguer, provavelmente sabe que está a adicionar um pouco mais de sal ao prato. Certo?
Mas será que percebe que também está a consumir mais da metade da dose diária de açúcar? Cerca de de duas colheres de sopa de molho de barbecue têm até 15 gramas de açúcar. A maior parte vem do xarope de milho com alto teor de frutose, um aditivo que aumenta o apetite.
E as más notícias não param por aí: a sobrecarga de açúcar não só pode aumentar o aumento de peso e, consequentemente, o aparecimento da celulite, como também eleva os níveis de açúcar no sangue, fazendo com que o corpo liberte insulina, potenciando a acumulação de gordura.
Mas o molho barbecue não é o único vilão. Se quer reduzir a celulite, evite consumir molhos processados como ketchup, mostarda ou maionese.
10. Queijo Cottage
O queijo cottage que compra no supermercado está repleto de sódio – ingrediente que potencia o aparecimento de celulite.
Mesmo que parece insosso, uma chávena pode conter quase 700 miligramas deste mineral – mais de um terço do que deveria ingerir num dia inteiro.
Modere ou evite o seu consumo.
Como acabar com a celulite?
Os procedimentos estéticos que se seguem podem ajudar a reduzir a celulite. Mas lembre-se de começar pela dieta. A beleza começa sempre por dentro.
1. Bodywave
O Bodywave, é um tratamento que auxilia eficazmente na eliminação da celulite, na ativação da circulação e regeneração da pele em profundidade.
As células de gordura, endurecidas por fibrose, são descompactadas, sendo posteriormente eliminadas através do sistema linfático.
Para que a retenção de líquidos, a deficiente circulação sanguínea e a celulite possam vir a deixar de ser um problema, as Clínicas Bodyscience oferecem esta solução diferenciadora que garante resultados imediatos e de longa duração.
2. Pressoterapia
A Pressoterapia é um tratamento específico e não invasivo que é aplicado através de uma sequência e intensidade ritmada.
Este procedimento clínico serve para pressionar os músculos de forma a reativar a circulação sanguínea e linfática, aumentar a oxigenação do corpo e provocar um alívio imediato e resultados visíveis imediatamente após as primeiras sessões. Esta tecnologia de excepção, permite remodelar a sua silhueta, promover o emagrecimento, a aceleração do metabolismo e a linfodrenagem.
A Pressoterapia é um tratamento de ação profunda ao qual poderá recorrer em qualquer uma das nossas clínicas para a desintoxicação do seu organismo, retenção de líquidos e tratamento de celulite em todos os seus estados.
Qual o melhor tratamento de emagrecimento?
3. Radiofrequência Tripolar Cronus
A Radiofrequência Tripolar Cronus é um sistema não invasivo de combate à flacidez da pele e de eliminação da celulite, desenvolvido com tecnologia Tripolar. Está preparado para tratar o rosto e corpo de forma indolor e segura.
Elimina a celulite e tonifica a pele, tratando a flacidez cutânea. O uso eficiente desta tecnologia, permite um tratamento focalizado e efetivo com resultados clinicamente seguros e rápidos, visíveis desde o primeiro tratamento.
4. Endermologia Médica LPG
A Endermologia LPG é um método comprovado e não invasivo de tratamento da celulite difusa e gordura generalizada – mesmo a que se encontra nas camadas mais profundas.
Com a Endermologia LPG é realizada uma massagem mecanizada de ação profunda, com efeito relaxante, que desencadeia um processo de drenagem das sobrecargas adiposas, tonificando e reafirmando os tecidos.
O tónus da pele aumenta através da estimulação das células que produzem colagénio e elastina, melhorando a sua condição e diminuindo radicalmente o aspeto da celulite. O resultado é a sua eliminação progressiva e uma pele mais lisa.
Confira aqui os benefícios da endermologia.
Drenagem linfática: Tudo o que precisa saber
Considerações finais
A sua dieta pode afetar a celulite, por isso é importante que seja equilibrada e saudável.
Reduza os alimentos processados e com alto teor de açúcar que podem promover a acumulação de toxinas e de gordura corporal, e aumente a ingestão de fibras e de alimentos saudáveis.
A desidratação pode tornar a celulite mais percetível. Por outro lado, a água limpa o seu corpo e ajuda a remover as toxinas que podem causar celulite. Aumente a ingestão de água.
Desintoxicar o corpo pode ajudar a minimizar a celulite, reduzindo as toxinas armazenadas que contribuem para a celulite. Tente eliminar ou reduzir significativamente a quantidade de toxinas que coloca no seu corpo através da dieta e do seu estilo de vida. Um ou uma profissional de nutrição pode ser a ajuda que precisa para começar a fazer escolhas certas.