Como sabem, a água é um bem essencial para o nosso organismo. Este é composto por cerca de 60% de água, sendo que esta percentagem pode varias mediante a idade e o género de cada um.
A água desempenha funções essenciais no nosso organismo como a regulação da temperatura corporal, a eliminação de toxinas através da urina, a manutenção da elasticidade da pele, a prevenção da obstipação e a diminuição do risco de litíase renal (mais conhecido como pedra no rim. As funções cognitivas e os níveis de energia são diretamente influenciados pelo nível de hidratação. Também a performance física é afetada, como tal, durante a prática de exercício físico a água assume um papel fundamental.
Uma ingestão de água abaixo da necessidade diária pode levar à desidratação, no entanto, o excesso de água também deve ser tido em conta, uma vez que pode causar um desequilíbrio eletrolítico dos sais minerais no organismo e levar a situações de baixa da pressão arterial, fadiga e dores musculares.
A água está presente em diversos alimentos, no entanto, esta quantidade não é suficiente para suprir as necessidades, sendo fundamental uma ingestão direta de água. Mas que quantidade devemos beber?
A quantidade de água que deve ser consumida no dia é individual e adaptada a cada corpo. O cálculo feito é de 35ml de água multiplicado pelo peso corporal.
Agora que já sabe como calcular a sua necessidade diária de água não se esqueça: nem por excesso nem por defeito!
Discussion about this post