Substituição nas escolas de alimentos e bebidas com açúcar por adoçantes

Os adoçantes com poucas ou sem calorias não afetam os níveis de glicose ou insulina no sangue, podendo estes representar uma ferramenta adicional para tratamento nutricional de pessoas com diabetes e obesidade e ser um elemento chave no controle metabólico.
Estas são uma das principais conclusões do congresso International Sweeteners Association que reuniu em Bruxelas, no início de Abril, especialistas de saúde e nutrição.
Os investigadores defendem a necessidade de se implementarem programas nacionais de educação para a saúde da população que contribuam para uma tomada de decisão adequada sobre alimentação e nutrição. Estes poderiam ajudar os profissionais nas suas atividades diárias, respondendo de forma fácil e rápida às questões dos seus doentes sobre os adoçantes.
De acordo com comunicado de imprensa “os adoçantes, incluindo o açúcar, são um componente regular da vida quotidiana, mas ainda existe algum desconhecimento em relação aos mesmos, quer no setor académico, quer na população em geral. A própria natureza dos adoçantes sem ou de baixas calorias, torna-os suscetíveis a informações distorcidas e até mesmo contraditórias. São aditivos alimentares recorrentemente utilizados como substitutos do açúcar para adoçar alimentos, produtos farmacêuticos e suplementos alimentares quando se pretendem fins não nutritivos”
O documento foi desenvolvido com o apoio de um grupo multidisciplinar de especialistas europeus em saúde e nutrição nas áreas de ciências nomeadamente toxicologia, nutrição clínica, nutrição comunitária, fisiologia, bromatologia, saúde pública, cuidados de saúde primários, pediatria, endocrinologia e nutrição, enfermagem, assistência farmacêutica e legislação alimentar.
De acordo com o endocrinologista Jacome de Castro e a nutricionista Maria Santana Lopes, “já há mais de 20 anos que os adoçantes são alvo de estudos e, estamos seguros que estes, quando conjugados com uma alimentação equilibrada e atividade física, são excelentes substitutos do açúcar com um papel importante na perda de peso e na manutenção de um peso saudável.”
O especialista sugere também que “deveria ser estabelecido um programa de saúde alimentar nas escolas onde o consumo de alimentos e bebidas com açúcar fosse substituído por adoçantes  de baixas ou sem calorias.”
Referência: Alert Life Sciences Computing
Saiba também como pode perder peso ou eliminar a gordura localizada de uma forma rápida, eficaz e saudável com o BodyShape, onde 30 minutos equivalem a 750 abdominais!
adds_fb_bodyshape_001

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisar

Conhece o método Bodyscience?

Siga-nos no Instagram

Siga-nos nas redes sociais

Conquiste a beleza
de um corpo saudável

Marque já a sua consulta

e avaliação gratuita.

A mudança começa aqui.

Conhecimento Partilhado

Artigos
Relacionados

Mais de 50.000 pessoas confiam nas nossas Clínicas

Realização de uma Avaliação Corporal Completa;

Análise Perfil Clínico e Hábitos Alimentares;

Diagnóstico do Problema e Prescrição do tratamento;