As pernas inchadas são uma condição que afetam muitas pessoas.
Também conhecido por edema ou retenção de líquidos, este inchaço das pernas, pés e tornozelos, refere-se ao acúmulo de líquido nessas partes do corpo.
A menos que seja consequência de uma lesão, este líquido acumulado não é, geralmente, doloroso. Porém, é incómodo. O inchaço costuma ser mais aparente nas áreas inferiores do corpo por causa da gravidade.
Edema nas pernas, pés e tornozelos é mais comum em adultos mais velhos e pode ocorrer em ambos os lados do corpo ou em apenas um dos lados.
Embora as pernas inchadas não representem um risco significativo para a saúde, é importante saber quando consultar um médico. Por vezes, o inchaço pode indicar um problema de saúde subjacente mais sério que precisa de ser tratado.
Clínicas BodyScience
Especialistas em Nutrição e Medicina Estética
Pernas inchadas: causas comuns
Existem muitas potenciais causas para o inchaço das pernas. Na maioria dos casos, o inchaço ocorre como resultado do seu estilo de vida.
Alguns das causas para as pernas inchadas podem ser:
1. Estar acima do peso
O excesso de massa corporal pode diminuir a circulação sanguínea, fazendo com que o fluido se acumule nas pernas, pés e tornozelos. Desta forma, perder peso pode ajudar a reduzir o inchaço.
2. Ficar de pé ou sentado/a por longos períodos
Quando os músculos estão inativos, eles não conseguem bombear os fluidos corporais de volta para o coração. A retenção de água e sangue podem causar inchaço nas pernas.
3. Gravidez
Durante a gravidez, a pressão feita pelo útero nos vasos linfáticos da região pélvica e o aumento da quantidade de sangue no organismo trazem algumas consequências. Apesar de ser uma máquina muito eficiente, o corpo pode ter dificuldade em assegurar a circulação sanguínea, potenciando as pernas inchadas.
Peso na gravidez: quantos quilos deve engordar
4. Envelhecimento
Nas veias das pernas existem válvulas que são responsáveis por fazer o sangue circular no organismo. Com a idade, estas membranas perdem a força. Este enfraquecimento prejudica o retorno do sangue para o coração, dificultando a circulação dos líquidos que compõem o nosso organismo e que se acumulam nos membros inferiores, provocando dor e inchaço.
5. Alimentação pobre
Quando sente algo estranho, o mais provável é que o seu organismo esteja a dar sinal de que algo precisa de ser corrigido, seja falta de vitaminas, excesso de sal e gorduras ou um deficiente consumo de água. Uma alimentação saudável e variada é a solução para todos os problemas de saúde.
Princípios de uma alimentação saudável
6. Sedentarismo
A falta de atividade física diária é responsável por várias doenças e patologias, nomeadamente, a sensação de pernas inchadas. Uma hora de exercício físico por dia é o suficiente para receber um boost de energia e para eliminar e prevenir este e outros problemas.
As pernas inchadas também podem ser um efeito colateral de alguns medicamentos específicos, como:
- Esteróides
- Estrogénio ou testosterona
- Alguns antidepressivos, incluindo tricíclicos e inibidores da monoamina oxidase (IMAO)
- Anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), incluindo ibuprofeno e aspirina
Esses tipos de medicamentos podem causar retenção de líquidos, provocando assim o inchaço.
Se suspeita que a medicação que está a tomar lhe está a causar inchaço nas pernas, converse com o seu médico.
Outras causas possíveis para as pernas inchadas incluem certas condições médicas ou alterações corporais, como:
1. Mudanças hormonais naturais
Níveis flutuantes de estrogénio e progesterona podem causar uma redução na circulação das pernas, resultando em inchaço. Essas mudanças nos níveis hormonais podem ocorrer durante a gravidez e o ciclo menstrual da mulher.
2. Coágulo de sangue na perna
Um coágulo de sangue é um aglomerado de sangue que está em estado sólido. Quando um coágulo de sangue se forma numa veia da perna, pode prejudicar o fluxo sanguíneo, causando assim inchaço e desconforto.
3. Lesão ou infeção
Uma lesão ou infeção que afeta as pernas resulta automaticamente no aumento do fluxo sanguíneo para a zona afetada, o que provoca inchaço.
4. Insuficiência venosa
Essa condição ocorre quando as veias são incapazes de bombear o sangue de maneira adequada, fazendo com que o sangue se acumule nas pernas.
5. Pericardite
Esta é uma inflamação de longo prazo do pericárdio, membrana em forma de saco que envolve o coração. A condição causa dificuldades respiratórias e inchaço crónico e severo nas pernas e tornozelos.
Tornozelos inchados: Como acabar com o desconforto
6. Linfedema
Também conhecido como obstrução linfática, o linfedema causa bloqueios no sistema linfático. Este sistema é composto por nódulos linfáticos e vasos sanguíneos que ajudam a transportar o fluido por todo o corpo. Um bloqueio no sistema linfático faz com que os tecidos fiquem inchados com fluido.
7. Pré-eclâmpsia
Essa condição causa pressão arterial alta durante a gravidez, podendo resultar em má circulação e inchaço no rosto, mãos e pernas.
8. Cirrose
Esta condição, que provoca cicatrizes graves no fígado, é geralmente causada por abuso de álcool ou infecção (hepatite B ou C). Pode causar pressão alta e má circulação nas pernas, pés e tornozelos.
Tratamentos para aliviar os sintomas das pernas inchadas
Sente as pernas inchadas com frequência? É importante não desvalorizar este sintoma uma vez que é um dos principais indicadores de doença venosa.
São várias as causas das pernas inchadas mas só um profissional de saúde saberá avaliar o seu caso com exatidão.
Se não sabe como tirar inchaço das pernas ou já fez de tudo e nada parece resultar, existem alguns tratamentos que podem ajudar.
Os tratamentos estéticos podem ser ótimos aliados no alívio das pernas inchadas. Nas Clínicas BodyScience, além dos tratamentos e equipamentos mais avançados, encontra os profissionais mais capazes para aliviar a dor, o inchaço e a sensação de pernas cansadas.
Após uma consulta de avaliação gratuita, será encaminhado para o tratamento adequado ao seu caso. Os tratamentos que se mostram eficazes a tirar o inchaço das pernas são:
1. Bodywave
O Bodywave é um tratamento indolor e não invasivo que atua através de energia vibro magnética, com tratamentos localizados e sequenciais, que ajudam a desbloquear a circulação sanguínea, prevenindo e aliviando os sintomas das pernas inchadas.
2. Endermologia LPG
A Endermologia LPG é um tratamento relaxante, indolor e não invasivo que consiste numa massagem mecânica profunda, que estimula o processo de drenagem das células que armazenam gordura. Pela ação de movimentos enérgicos, liberta os vincos da pele, estimula a circulação sanguínea e linfática e o sistema vascular.
3. Pressoterapia
A pressoterapia é um tratamento relaxante, indolor e não invasivo que faz uma compressão mecânica que, de forma progressiva, permite estimular o fluxo venoso e linfático. Pela sua ação, desintoxica o organismo e promove a eliminação de líquidos, resíduos e toxinas, prevenindo e diminuindo os sintomas das pernas cansadas e inchadas.
A Pressoterapia combate a celulite, gordura localizada e desintoxica o organismo.
As dietas detox funcionam realmente?
Como tirar inchaço das pernas em casa
Existem vários tratamentos que pode tentar fazer em casa para desinchar as pernas. Entre eles estão:
- Elevar as pernas sempre que estiver deitado/a
- Manter-se ativo e concentrar-se em alongar e mover as pernas com frequência
- Reduzir a ingestão de sal
- Evitar usar ligas e calças apertadas
- Manter um peso corporal saudável
- Usar meias de apoio ou meias de compressão
- Levantar-se ou mover-se pelo menos uma vez a cada hora
Outras coisas que podem fazer para evitar o inchaço ou acabar com as pernas inchadas passam pela mudança do seu estilo de vida:
1. Tenha cuidados com a alimentação
Uma alimentação equilibrada é o primeiro passo para reduzir ou eliminar os sintomas das pernas inchadas. Aumente o consumo de legumes, frutas e líquidos.
Evite fumar e reduza o consumo de de bebidas alcoólicas, sal, açúcar, gordura e de produtos processados.
2. Mantenha atividade física diária
Todas as causas que lhe apresentámos acima levam à mesma conclusão: má circulação sanguínea.
O exercício físico promove a circulação do sangue, por isso, deve ser presença assídua nos seus dias.
Uma caminhada em passo acelerado, um passeio de bicicleta, uma corrida, uma sessão de ioga ou uma aula de grupo da sua modalidade preferida são boas ideias para começar.
3. Recorra a algumas plantas medicinais
São várias as plantas que são aliadas na prevenção e tratamento das pernas inchadas, da retenção de líquidos e da doença venosa.
O castanheiro-da-índia, as grainhas da uva, o gingko biloba, o alecrim, a folha da videira, a hamamélis e a gilbardeira são indicados para melhorar a circulação sanguínea, por fortalecerem as veias e os vasos sanguíneos.
O desconforto provocado pelas pernas inchadas pode ser incapacitante. Consulte um profissional adequado ao seu caso o quanto antes e recupere a leveza e o bem-estar.
Discussion about this post