O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) em pareceria com outras instituições vai estudar a relação entre o estatuto socioeconómico e o envelhecimento saudável.
Alguns estudos têm demonstrado que o estado de saúde ao longo da vida é fortemente influenciado pela riqueza e pelo estatuto social. A distribuição social de fatores de risco tradicionais, como o tipo de alimentação e o tabagismo, explica em parte esta associação. No entanto, outros fatores, como o stress psicossocial e a constituição genética podem ser importantes, mas os mecanismos envolvidos não são bem compreendidos.
“O consórcio de investigação tem como objetivo saber mais sobre os caminhos biológicos subjacentes à relação entre o estatuto socioeconómico e o envelhecimento saudável, com o objetivo final de reduzir o impacto da pobreza em saúde”, refere a UP.
Este projeto vai analisar os possíveis efeitos da crise económica nas mudanças biológicas envolvidas no envelhecimento da população em cortes na Irlanda e em Portugal, através da identificação de marcadores biológicos de adversidade social.
Referência: Lusa
Saiba também como pode emagrecer ou eliminar a gordura localizada de uma forma rápida, saudável e sem esforço, clique aqui.