7 benefícios do riso para o seu bem-estar físico e mental

Rir é um ato que nos faz sentir bem e ao qual recorremos para expressar emoção. Não é à toa que muitas pessoas afirmam que rir é o melhor remédio. Afinal, o riso está associado à alegria, é uma forma de combater a negatividade, coloca os nossos músculos a funcionar e é uma excelente forma de eliminar toxinas do nosso corpo. Não imaginava que o riso pode equiparar-se a uma sessão de abdominais? Então saiba mais sobre esta e outras vantagens de uma boa gargalhada.

 

Exercício físico

Lembra-se da dor nos músculos abdominais que sentiu da última vez que riu intensamente durante algum tempo? Rir pode muito bem ser interpretado como uma espécie de treino, quando rimos trabalhamos inúmeros músculos do nosso corpo. Ao rir, pomos o diafragma, os abdominais e os ombros no ativo. Sorrir uma centena de vezes pode equivaler a um treino de 15 minutos na bicicleta. É caso para rir mais!

Alivia a dor

Estudos mostram que 15 minutos de riso podem aumentar a resistência à dor em 10%. Rir liberta endorfinas que nos fazem sentir bem e cujo efeito por vezes supera o da morfina. Depois do período de riso, tendemos a sentir-nos mais calmos e tranquilos. O riso em si ajuda-nos também na abstração perante a dor.

Prevenir a depressão

Rir pode e deve ser usado contra a depressão. Este ato ajuda a reduzir a tensão, o stress e a ansiedade característicos desta doença mental e promove a boa disposição, contrariando a tristeza e irritação adjacentes a este diagnóstico.

Ajuda a respirar melhor

O ato de sorrir esvazia os pulmões e ajuda na sua limpeza, à semelhança do ato de inspirar e expirar fundo. Rir acresce ainda de importância para aqueles que sofrem de problemas respiratórios como asma.

Faz bem ao coração

Quando rimos, a nossa tensão arterial aumenta inicialmente, mas baixa logo a seguir. Estudos sugerem que pessoas que riem mais possuem uma tensão arterial mais baixa do que as outras. Como qualquer outro músculo no nosso corpo, o coração beneficia de exercício físico, exercício esse que pode ser levado a cabo através do riso.

Boa disposição traz boa disposição

Rir, sorrir e uma atitude positiva são uma combinação poderosa e eficaz, que pode ajudá-lo a prevenir e lutar contra determinadas doenças. Médicos descobriram que pessoas com uma atitude positiva perante a vida tendem a travar melhor certas doenças do que pessoas com uma atitude negativa e pessimista.

Fortalece o sistema imunitário

O stress causa reações químicas no nosso corpo que prejudicam a nossa imunidade, aumentando a nossa vulnerabilidade face a vírus e bactérias. Uma boa gargalhada potencia o nosso sistema imunitário e reafirma os poderes do riso. Experimente, rir nunca é demais!

Oferecemos as soluções mais inovadoras, eficazes e seguras para si.
Descubra os tratamentos não invasivos.

Quero Marcar a 1ªConsulta

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisar

Conhece o método Bodyscience?

Siga-nos no Instagram

Siga-nos nas redes sociais

Conquiste a beleza
de um corpo saudável

Marque já a sua consulta

e avaliação gratuita.

A mudança começa aqui.

Conhecimento Partilhado

Artigos
Relacionados

Mais de 50.000 pessoas confiam nas nossas Clínicas

Realização de uma Avaliação Corporal Completa;

Análise Perfil Clínico e Hábitos Alimentares;

Diagnóstico do Problema e Prescrição do tratamento;