O colesterol mau é responsável pela circulação de gordura na corrente sanguínea e quando a sua concentração é muito elevada, existe uma grande probabilidade de entupimento das veias e artérias, aumentando assim o risco de sofrer um acidente vascular cerebral, desenvolver doenças cardíacas ou hipertensão. O colesterol não tem sintomas e a única forma de sabermos se temos os níveis elevados é através de exame de sangue. Por isso, é fundamental controlar os níveis de colesterol, para que nos mantenhamos saudáveis!
Conheça 6 dicas que pode aplicar no seu dia-a-dia e que trarão benefícios para a sua saúde!
Faça exercício físico com regularidade
A prática de exercício físico contribui para manter as taxas de colesterol num nível saudável. São recomendadas atividades aeróbicas como natação, caminhadas, hidroginástica e cycling. Aconselha-se a prática de um destes tipos de exercícios 3 vezes por semana. E no seu dia-a-dia pode e deve tornar-se mais ativo: use as escadas em vez do elevador e deixe o carro estacionado mais longe, por exemplo!
Elimine certos alimentos da sua dieta
Mesmo que seja apreciador de bacon, deve evitar comê-lo. O mesmo se aplica ao chantilly, carnes vermelhas, gema de ovo e gelados cremosos. Os refrigerantes açucarados também estão na lista das coisas proibidas! Estes são alguns dos alimentos mais ricos em colesterol mau e deve reduzir ao mínimo possível o seu consumo, sendo obviamente aconselhável a sua eliminação total da alimentação.
Deixe de fumar
Parar de fumar tem imensos benefícios: diminui a pressão sanguínea, reduz a probabilidade de contrair doenças cardíacas e doenças pulmonares e ajuda a reduzir os níveis de colesterol. Procure ajuda médica para reduzir o vício do tabaco até à sua eliminação total. Não é expectável que consiga deixar de fumar de uma semana para a outra, mas com a ajuda certa e uma boa dose de motivação será capaz!
Diminua o consumo de álcool
Deixe o consumo de álcool para as ocasiões especiais. As bebidas alcoólicas são ricas em calorias e pobres em nutrientes. O consumo excessivo destas bebidas contribui para o aumento de peso que por sua vez é um inimigo do colesterol.
Controle o seu peso
Mulheres com uma cintura maior que 87 cm, homens com uma cintura maior que 92 cm e um índice de massa corporal acima de 29 são fatores que conduzem à obesidade. Ter excesso de peso é prejudicial para o colesterol. Por isso, é essencial que faça uma alimentação equilibrada e que a combine com a prática de exercício físico. Com o peso certo vai sentir-se melhor e a probabilidade de ter níveis elevados de colesterol mau é mais reduzida.
Abuse dos alimentos amigos do colesterol
Incluir alguns alimentos na sua alimentação diária ajuda a reduzir e a prevenir o colesterol. Peixes ricos em ómega 3, como o salmão e o atum, ajudam a reduzir o colesterol e os triglicerídeos. O licopeno presente no tomate também é um bom aliado na luta contra o colesterol, portanto pode e deve incluir o tomate nas suas refeições. Também é indicado que coma frequentemente soja e derivados, citrinos, frutos vermelhos, frutos secos, beringela e cebola.
Estas pequenas mudanças no dia-a-dia podem ter uma grande influência na sua saúde. O colesterol elevado é responsável por muitos problemas de saúde e com ações no nosso quotidiano podemos reduzir a probabilidade de sofrer com o colesterol mau.
Siga as Clínicas BodyScience no Facebook e subscreva a nossa newsletter para estar sempre sempre a par das nossas novidades e conselhos! Relembramos que pode marcar a sua consulta de avaliação gratuita nas nossas Clínicas e dar o primeiro passo para ter uma vida mais saudável!
Discussion about this post