Muitas pessoas pensam que cozinhar de forma saudável exige muito tempo na cozinha. A par disso, também existe a ideia generalizada que comer de forma saudável é mais caro do que comer mal. Estas duas ideias estão erradas. Através da alteração de alguns hábitos no nosso dia-a-dia, é possível cozinhar de forma saudável e ter uma alimentação equilibrada. Damos-lhe 5 dicas para cozinhar de forma mais saudável!
[pub title=”Clínicas BodyScience” subtitle=”A beleza de um corpo saudável”]
Vá às compras com tempo
É importante ir às compras com tempo disponível. Quando vamos ao supermercado com muita pressa, a tendência é comprarmos alimentos mais gordurosos e menos saudáveis. Isso também acontece se formos fazer compras com fome! Opte por ir às compras depois de jantar e faça uma lista daquilo que realmente precisa. Resista à tentação das promoções sobre os produtos calóricos como bolachas cheias de açúcar e alimentos pré-cozinhados.
Não deixe a carne a descongelar durante o dia
É muito comum deixarmos frango ou outro tipo de carne a descongelar durante o dia, para o cozinharmos ao jantar. Contudo, este é um hábito perigoso pois a mudança drástica a que a carne é sujeita faz proliferar bactérias prejudiciais à saúde, o que também retira valor nutricional ao alimento. O aconselhável é deixar a carne a descongelar durante a noite, tirando-a do congelador e colocando-a no frigorífico.
Cozinhe os alimentos de forma saudável
Cozinhar legumes em manteiga ou em gorduras animais vai fazer com que uma parte importante do seu valor nutricional se perca. Por isso, o aconselhável é cozinhar os legumes com um pouco de azeite. Deve optar sempre por azeite virgem e deixar de lado os azeites refinados. Outro aspeto que deve ter em conta é a quantidade de legumes que devem constar no seu prato. Para seguir uma alimentação saudável, deve cobrir 50% do seu prato com salada e legumes.
Cozinhe a vapor
Cozinhar a vapor é um método pouco utilizado nos dias de hoje, mas é um dos mais saudáveis. Cozinhar a vapor significa que os alimentos são cozinhados no seu próprio “sumo”, o que preserva os seus nutrientes. Outra vantagem de cozinhar a vapor relaciona-se com o sabor dos alimentos. Ao utilizar este método, o sabor natural do alimente mantém-se inalterado. Por fim, cozinhar os alimentos a vapor vai melhorar o funcionamento dos intestinos, devido à quantidade de fibras que os alimentos mantêm quando são sujeitos a este método.
Aposte nas ervas aromáticas
A elevada ingestão de sal é um dos problemas da nossa alimentação. Consumir grandes quantidades de sal aumenta a probabilidade de ter doenças cardiovasculares, de sofrer de hipertensão e aumenta o risco de acidente vascular cerebral. Assim, é fundamental reduzir ao mínimo possível a quantidade de sal nas nossas refeições. E é possível fazê-lo sem retirar sabor aos alimentos. aposte em ervas aromáticas frescas, em detrimento do sal. O manjericão, por exemplo, tem uma ação anti-inflamatória e antioxidante. A salsa, uma das ervas aromáticas mais utilizadas na gastronomia portuguesa, é uma boa aliada na prevenção de problemas urinários e ajuda a branquear os dentes. Vá inovando e experimentando sabores e desta forma vai conseguir reduzir facilmente o consumo diário de sal.
Cozinhar de forma mais saudável não é tão difícil como parece! Basta fazer pequenas mudanças para conseguir ter uma alimentação mais equilibrada e saudável.
Siga as Clínicas BodyScience no Facebook e subscreva a nossa newsletter para estar sempre sempre a par das nossas novidades e conselhos! Relembramos que pode marcar a sua consulta de avaliação gratuita nas nossas Clínicas e dar o primeiro passo para ter uma vida mais saudável!