10 Falsos amigos de uma alimentação saudável

Cada vez mais as pessoas se preocupam em seguir um estilo de vida saudável, aliando a prática de exercício físico a uma alimentação equilibrada. No entanto, existem alimentos que consideramos serem altamente benéficos para a nossa saúde, mas que na realidade não são assim tão saudáveis. Neste artigo, revelamos-lhe 10 falsos amigos para a nossa alimentação!

[pub title=”Clínicas BodyScience” subtitle=”A beleza de um corpo saudável”]

 

Pão Integral

O trigo, integral ou não, não é um bom aliado das dietas. O trigo contribui para o descontrolo dos níveis de insulina e leptina no organismo. Este composto é digerido muito mais rapidamente que o próprio açúcar. Além disso, o trigo contém grandes quantidades de glúten, associado a uma grande variedade de problemas de saúde. Assim sendo, o pão de trigo não é mais benéfico para a dieta do que o pão considerado “normal”.

Produtos Light

Os produtos light são industrializados e normalmente apresentam uma redução das gorduras boas, tornando-se em aglomerados de hidratos. Os alimentos light são iguais aos produtos “normais”, mas sofreram uma redução de pelo menos 25% da quantidade de um determinado nutriente (gorduras, açúcar, sal, por exemplo). Contudo, o facto de possuir menos gordura não quer dizer que o produto não engorde, pois ele pode ter mais açúcar que o que deveria ter.

Mel

Ultimamente, muitas pessoas passaram a utilizar o mel como um substituto do açúcar mas facto de ele ser produzido por abelhas não significa que não seja igualmente nocivo. As pessoas que pretendem perder peso, devem moderar a quantidade de mel ingerida pois trocar o açúcar comum pelo mel não é benéfico para quem procura emagrecer. O ideal é utilizar adoçantes mais saudáveis como Stevia, Xilitol ou Eritritol.

Barras de Cereais

As barras de cereais encontram-se repletas de açúcar e de carboidratos. É um alimento muito prático para transportar na carteira e comer entre refeições mas muito pouco saudável. As barras de cereais industrializadas têm altas taxas de açúcares e de gordura e são pobres em fibras e proteínas.

Refrigerantes “Zero”

Muitos dos refrigerantes com rótulo “Zero” contêm sódio em excesso, prejudicando a pressão arterial e contribuindo para inchaços no corpo. O ideal é beber sumos naturais sem adicionar açúcar. Optar por frutas doces como morango e quiwi é um bom truque para tornar a bebida mais saborosa.

Gelatina

Foi vista durante muito tempo como uma das melhores amigas da alimentação saudável. No entanto, nos últimos tempos tem vindo a gerar discórdia. As gelatinas industrializadas têm uma alta concentração de corantes artificiais, o que contribui para a inflamação das células e dificulta o emagrecimento.

Elimine a gordura localizada, combata a celulite e trate a flacidez.
Resultados Visíveis na Primeira Sessão
Marque Já a sua Consulta de Avaliação Gratuita

Leite de Soja

A lista de ingredientes do leite de soja contém diversas substâncias químicas, além de açúcar. No entanto, o principal problema está no leite de soja em si, que se revela altamente indigesto e contém todos os antinutrientes e toxinas advindas do processo de industrialização. A soja contém ainda fitoestrogênios, substâncias responsáveis por desequilíbrios hormonais quando consumida em excesso.

Peixes enlatados

São uma forma saborosa e prática de consumir peixe mas não se deve abusar no seu consumo. As conservas de peixe são mais calóricas, têm conservantes e apresentam níveis elevados de sal e gorduras. O ideal é privilegiar o consumo de peixe fresco.

Peito de Peru

O peito de peru tem uma grande quantidade de sódio e por isso não é uma boa opção para ser consumida com frequência. Em algumas marcas o nível de sódio pode ser superior a 1.000mg a cada quatro fatias, isto é, mais de 1g de sal. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda o consumo de 5 gramas de sal por dia. O consumo elevado de sódio pode causar hipertensão arterial, aumentando o risco de ter um AVC. Além disso, o excesso de sal causa retenção hídrica, inchaço e perda da definição muscular, prejudiciais à perda de peso.

Águas com sabores

As águas com sabores normalmente têm uma composição idêntica às dos refrigerantes e apresentam elevadas doses de açúcar. Para ter uma água com sabor saudável, o ideal é acrescentar umas gotas de sumo de limão. Obtém uma bebida refrescante e saborosa e acima de tudo saudável!

Ter uma alimentação saudável é fundamental para conseguir obter um estilo de vida equilibrado. No entanto, devemos estar sempre atentos aos rótulos dos produtos que compramos e procurar conhecer a sua composição para que não se cometam erros alimentares prejudiciais à nossa saúde!

Siga as Clínicas BodyScience no Facebook e subscreva a nossa newsletter para estar sempre sempre a par das nossas novidades e conselhos! Relembramos que pode marcar a sua consulta de avaliação gratuita nas nossas Clínicas e dar o primeiro passo para ter uma vida mais saudável!

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisar

Conhece o método Bodyscience?

Siga-nos no Instagram

Siga-nos nas redes sociais

Conquiste a beleza
de um corpo saudável

Marque já a sua consulta

e avaliação gratuita.

A mudança começa aqui.

Conhecimento Partilhado

Artigos
Relacionados

Mais de 50.000 pessoas confiam nas nossas Clínicas

Realização de uma Avaliação Corporal Completa;

Análise Perfil Clínico e Hábitos Alimentares;

Diagnóstico do Problema e Prescrição do tratamento;