Pés inchados: causas e como tratar

Se os seus pés incham com frequência é necessário atuar.

pés inchados
Want create site? With Free visual composer you can do it easy.

Os pés inchados podem ser muito incómodos, dolorosos e limitativos. Muitas vezes associados ao calor, na verdade, podem estar relacionados com causas mais graves que exigem uma rápida intervenção médica. Conheça as causas, a forma de prevenir e os melhores tratamentos para os pés inchados.

Tratamentos para o seu corpo

Conheça o nosso método!

Marque Já a sua Consulta de Avaliação Gratuita

10 causas mais frequentes para os pés inchados

Calor

Quando o calor aperta, o organismo sente necessidade de diminuir a temperatura interna. Os vasos sanguíneos dilatam e libertam líquidos nos tecidos, o que provoca pés inchados.

Doenças renais

São os rins os responsáveis por filtrar e eliminar o sódio que existe no organismo. Quando esta função é prejudicada, o organismo fica com elevados níveis de sódio, que resultam em edemas e podem deixar os pés inchados.

Gravidez

Nesta fase da vida de uma mulher, por causa da compressão das veias, o organismo retém mais líquido, que se acumula nos meios inferiores. É importante estar atenta a estas alterações porque, se forem repentinas, podem estar associadas a problemas mais graves, como pré-eclâmpsia.

Idade avançada

Como o avançar da idade, o sistema circulatório fica menos eficiente e a ação da gravidade é mais evidente, por isso, os idosos têm maior probabilidade de ter os tornozelos e os pés inchados.

Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca acontece quando o coração deixa de ter força para bombear o sangue, que, por ação da gravidade, se acumula nos membros inferiores. Nestes casos, os pés inchados podem fazer-se acompanhar de cansaço excessivo, sensação de falta de ar e sensação de pressão no peito. 

Lesão ou infeção

Quando acontece uma torção, lesão ou ferida, se não for tratada de forma adequada, pode ficar com os pés inchados. Uma situação comum em casos de pessoas com diabetes descontrolada, que possam sofrer algum corte mas não notar por causa da destruição dos nervos provocados doença.

Obesidade

O excesso de peso é o maior inimigo da saúde e também se reflete nos pés porque prejudica a circulação sangue. O excesso de peso aumenta a pressão arterial e e prejudica a circulação nos vasos sanguíneos, obstruindo-os.

Medicamentos

Medicamentos para o tratamento da diabetes, antidepressivos, anticoncecionais ou bloqueadores dos canais de cálcio podem ser responsáveis pelos pés inchados. Leia a bula e fale com o seu médico no caso de sentir necessidade de alterar a medicação.

Muito tempo na mesma posição

Estar durante muito tempo na mesma posição, passando muitas horas de pé ou sentado, impede a contração dos músculos e prejudica a circulação do sangue.

Trombose

Nas veias nas pernas podem formar-se coágulos de sangue que impedem o fluxo normal da circulação sanguínea, sendo uma das consequências os pés inchados. Se não for tratado, pode ser fatal, por isso, esteja atento ao seu corpo.

Veja também: Causas das pernas inchadas que não deve ignorar

Como prevenir?

Antes de lhe falar dos tratamentos para os pés inchados, vale a pena referir algumas formas de prevenir este desconforto. Uma alimentação saudável e a prática de exercício que aumente a circulação nas pernas e a elimine o excesso de fluido nos pés, são os primeiros passos mas há mais dicas.

  • Manter uma alimentação variada e equilibrada, rica em vitaminas e minerais
  • Beber a quantidade de água adequada ao seu peso – cerca de 8 copos por dia
  • Reduzir drasticamente o consumo de sal
  • Reduzir drasticamente o consumo de alimentos processados, refrigerantes e bebidas alcoólicas
  • Eliminar o consumo de tabaco e outras drogas
  • Fazer exercício físico diariamente (caminhadas, corridas, pilates, zumba, bicicleta, natação, etc.)
  • Usar meias elásticas
  • Não passar muitas horas sentado
  • Não passar muitas horas de pé num mesmo sítio

Tratamentos inovadores e não invasivos
Conquiste um corpo mais bonito e saudável
Marque Já a sua Consulta de Avaliação Gratuita

Qual a melhor forma para tratar os pés inchados?

Acima referimos as formas para prevenir o inchaço nos pés, contudo, se não se tratar de um sintoma de uma doença mais grave, também são boas soluções para os tratar. Uma mudança na alimentação, a ingestão de água suficiente ou a prática de exercício podem ter efeitos quase imediatos no inchaço nos membros inferiores.

Se for uma situação esporádica, como resultado de passar muito tempo na mesma posição ou do excesso de calor, pode preparar uma receita para mergulhar os pés durante 10 minutos. Basta ferver 2 litros de água, despejar numa bacia, acrescentar uma mão cheia de sal grosso, 2 gotas de óleo essencial de lavanda, 1 gota óleo essencial de alecrim e mergulhar os pés.

Existem no mercado diversos medicamentos indicados para o tratamento de sintomas relacionados com a insuficiência venosa (pernas pesadas, dor, cansaço, edema) que podem ser indicados para o seu caso, todavia, deve sempre falar primeiro com o seu médico de família.

A medicina estética também pode ser uma importante aliada no tratamento dos pés inchados. A pressoterapia é um procedimento disponível nas Clínicas BodyScience, muito eficaz, não invasivo, seguro e indolor, indicado para melhorar o sistema circulatório, o sistema linfático e desintoxicar o organismo. Facilitando a circulação dos sistemas internos do organismo, não só previne como trata o inchaço nos membros inferiores.

Em qualquer caso, se for uma situação repentina ou persistir, contacte o seu médico de família. Como já referimos, os pés inchados podem estar associados a patologias graves que, se detetadas atempadamente, podem não ser fatais.

Conheça o nosso método, marque já a sua consulta de avaliação gratuita, na clínica de Lisboa, Porto, Braga, Guimarães ou Póvoa de Varzim. Esperamos por si!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.