Como perder gordura abdominal

É preciso trabalho e compromisso!

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Perder gordura abdominal é uma questão de espelho mas, principalmente, de saúde. Poucas pessoas lidam bem com o excesso de gordura na barriga mas saiba que esse pneu acarreta riscos mais graves do que aumentar um número de roupa. O perímetro abdominal é um indicador importante para o seu estado geral de saúde porque representa um risco maior de doenças cardiovasculares, diabetes ou cancro.

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Nos homens, o perímetro abdominal não deve exceder os 94 cm e nas mulheres não pode ir além dos 80 cm. Se já cruzou estes valores, está na hora de tomar as rédeas do seu corpo e da sua saúde.

4 dicas para perder gordura abdominal

A gordura abdominal não desaparece por magia, será necessário um compromisso sério da sua parte e algum trabalho. Prosseguir com os mesmos hábitos apenas terá um resultado: continuar a aumentar o perímetro abdominal. Saiba o que pode estar a fazer para contribuir para a acumulação de gordura e descubra como alterar os seus hábitos.

Cuidar da alimentação

Para perder gordura abdominal, as contas são simples: 80% diz respeito à alimentação e 20% está relacionado com o peso. Ou seja, se não cuidar do que come, também não vai ter resultados no ginásio. Com uma alimentação pobre em proteínas, frutas e legumes, com excesso de hidratos de carbono e produtos processados, dificilmente conseguirá perder gordura abdominal.

Atualmente, há muita oferta ao nível da nutrição, com muitos alimentos indicados como verdadeiros milagres para a sua saúde e boa forma. Contudo, cumprir a boa, velha e reconhecida dieta mediterrânica será suficiente. Ou seja, uma alimentação saudável e equilibrada, que cumpre a variedade e porções sugeridas na Roda dos Alimentos. Privilegie os alimentos frescos, sazonais e dê muita cor às suas refeições. Eis algumas dicas para cumprir diariamente:

  • Faça 6 refeições diárias:
    • Pequeno-almoço
    • Lanche
    • Almoço
    • Lanche
    • Jantar
    • Ceia
  • Consuma entre 3 a 5 porções de legumes e frutas
  • Aumente o consumo de fibras (aveia, chia, feijão preto, lentilhas, linhaça, fruta, etc.)
  • Aumente o consumo de proteínas de alto valor biológico (carnes brancas, peixe, ovos e leite)
  • Reduza, drasticamente, o consumo de açúcar, sal e gordura
  • Reduza o consumo de álcool
  • Elimine (ou evite ao máximo) os produtos processados como:
    • Barras de cereais
    • Batatas fritas
    • Bolachas e biscoitos
    • Cereais de pequeno-almoço
    • Conservas
    • Comida pré cozinhada (nuggets, douradinhos, lasanhas, etc.)
    • Chocolates
    • Doces (bolos de pastelaria, preparados de bolos, gomas)
    • Enchidos
    • Fast-food
    • Produtos de charcutaria
    • Refrigerantes
  • Não exclua os hidratos de carbono mas prefira:
    • Pães integrais ou de cereais
    • Massa e arroz integral e batata-doce
    • Fruta fresca
    • Leguminosas
  • Privilegie o consumo de carnes magras (sem pele):
    • Frango
    • Peru
    • Coelho
    • Codorniz
    • Javali
    • Veado

Beba muita água

Hidratar é obrigatório, não só para perder gordura abdominal como para garantir o bom funcionamento do organismo. O corpo é composto essencialmente por água, por isso, é necessário manter os níveis de hidratação regulados, para garantir o transporte dos nutrientes e a eliminação de resíduos e toxinas. A quantidade de água que o seu corpo precisa tem um valor exato que resulta de uma conta rápida: multiplicar 35 ml pelo valor o seu peso corporal (assim, uma pessoa que pese 54 kg deve beber 1890 ml de água).

Faça exercício

Perder gordura só será possível se aliar uma alimentação equilibrada à prática regular de exercício. Quando se trata da região abdominal, ao contrário do que possa julgar, os exercícios localizados não são a melhor opção. Os crunches são importantes mas para reforçar os músculos da parede abdominal mas para queimar gordura, precisa de trabalhar todo o sistema cardiovascular e transpirar. Exercícios como corrida, crossfit, dança, spinning ou, inclusive, salta à corda são excelentes opções.

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Tratamentos estéticos

Nem sempre a alimentação e o exercício físico são suficientes para perder a gordura abdominal. Seja porque falta tempo para queimar calorias, porque está numa fase em que é difícil manter uma alimentação equilibrada, porque a genética ou as hormonas não ajudam ou porque tem um prazo apertado para alcançar os seus objetivos. Nestes casos, recorrer à medicina estética é útil para conseguir rapidamente os resultados que deseja.

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Por fim, consulte um profissional de saúde e desporto antes de iniciar qualquer rotina de treino ou começar um plano alimentar.

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