Muesli: tudo o que precisa saber

Comece o dia com uma refeição nutritiva.

Want create site? With Free visual composer you can do it easy.

O muesli é uma mistura de cereais (centeio, aveia, arroz ou trigo), oleaginosas (nozes, amêndoas, amendoim, avelãs, pistáchios, cajus, etc.), frutos secos (ameixa, uvas passas, bagas góji, etc.) e fruta desidratada (morangos, coco, banana, maçã, etc.).

Ao contrário da granola, doce e crocante, cuja receita base inclui uma gordura, um adoçante e vai ao forno para dourar, o muesli não é doce nem crocante, não é feito com gordura, não leva adoçante nem vai ao forno. Mas tem muitos benefícios!

Clínicas BodyScience

A beleza de um corpo saudável

Marque Já a sua Consulta de Avaliação Gratuita

 

Como consumir o muesli?

Esta mistura de cereais é uma opção equilibrada, muito saudável e simples para consumir a qualquer hora do dia, seja ao pequeno-almoço, ao lanche, a completar uma sobremesa ou como snack rápido para acalmar o estômago. Contudo, por todos os seus benefícios e dada a importância da refeição, pode ser mais interessante se consumido ao pequeno-almoço.

Mas como consumir muesli? Como faria com quaisquer outros cereais: com leite, bebida vegetal, iogurte líquido ou sólido, acompanhado com fruta, sementes e um fio de mel ou outro adoçante do seu gosto. Pode também ser consumido como snack, na sua forma mais simples ou em bolachas, barras ou bolas energéticas.

Muesli: 4 benefícios para uma vida mais saudável

Não é novidade que a primeira refeição do dia é a mais importante. Um pequeno-almoço rico em vitaminas, minerais e fibras é o primeiro passo um dia feliz e produtivo. Estudos demonstram que um  pequeno-almoço completo pode melhorar a função cognitiva, fortalecer o coração, diminuir o risco de doenças cardíacas e aumentar os níveis de energia. Para quem procura soluções nutritivas, rápidas e simples a nossa resposta é uma: muesli.

1. É mais saudável do que os demais cereais

Os cereais que estamos habituados a ver nas prateleiras do supermercado são deliciosos, marcaram os pequenos-almoços da nossa infância, trazem boas lembranças mas estão carregados de açúcar e outras substâncias menos aconselhadas. Para comer muito de vez em quando não há grande problema mas como regra, mais cedo ou mais tarde, os problemas vão surgir, seja na balança ou na saúde. O muesli tem, por norma, muito menos açúcar e calorias. É uma opção mais saudável para o seu pequeno-almoço ou lanche, até porque pode fazer o seu muesli em casa.

2. Muito rico em fibras

As fibras são essenciais para o bom funcionamento do organismo porque diminuem a absorção do colesterol, de gorduras e de açúcares e prolongam a sensação de saciedade. Considerando que existem  inúmeras variações possíveis de uma receita de muesli, é difícil saber o valor nutricional de uma taça. No entanto, a base para fazer muesli é muito simples: cereais integrais, sementes, oleaginosas, frutos secos e fruta desidratada – ingredientes ricos em fibras, ómega 3, vitaminas e minerais.

3. Ajuda a perder e controlar o peso

Porque é rico em fibras, o muesli favorece o trânsito intestinal e controla a ingestão de calorias ao longo do dia, evitando que sinta fome e faça pobres escolhas alimentares. Esta sensação de saciedade prolongada deve-se ao facto de a fibra absorver a água e inchar, ocupando mais espaço no estômago. Ora, se o estômago está cheio, não há espaço para mais comida, logo, ajuda na perda e controlo do peso. Além disso, o muesli também contém vitaminas do complexo B que aumentam o metabolismo da gordura, queimando mais calorias.

4. É fonte de saúde

Se consumido regularmente, por ser rico em fibras solúveis e insolúveis, o muesli regula o trânsito intestinal e reduz o risco de cancro do cólon, controla os valores do colesterol, da diabetes e da pressão arterial. O muesli contém ainda um agente fitoquímico, uma substância protetora presente nos alimentos de origem vegetal, que reduz a probabilidade de desenvolver cancro da mama, dos ovários e da próstata. É, também, uma fonte de proteínas que ajuda a fortalecer os ossos e o cabelo.

Oferecemos as soluções mais inovadoras, eficazes e seguras para si.
Descubra os tratamentos não invasivos.
Marque Já a sua Consulta de Avaliação Gratuita

Receita de muesli caseiro

O muesli é muito simples de preparar uma vez que não precisa de confeção. Basta misturar os seus ingredientes preferidos, guardar num frasco hermético e está pronto a servir. Praticamente pode ser feito no momento em que vai consumir.

Importa ainda responder à pergunta: o muesli engorda? Depende. Se o muesli que vai consumir foi comprado numa grande superfície, é possível que contenha mais açúcar e gorduras do que estaria à espera. O ideal é fazer a sua própria receita, para assim controlar o que vai consumir. Experimente esta receita de muesli caseiro.

Muesli de flocos de arroz

Ingredientes

  • 150 g de flocos de arroz
  • 50 g de flocos de aveia
  • 40 g de sementes de girassol
  • 40 g de sementes de abóbora
  • 90 g de alperces secos
  • 60 g de nozes
  • 2 c. de sopa de coco

Modo de preparação

Coloque todos os ingredientes num recipiente hermético. Tape e agite bem para que todos os ingredientes fiquem distribuídos. Guarde num armário, bem tapado, até 8 semanas.

Deseja uma alimentação mais saudável? Marque uma consulta de nutrição e reeducação alimentar nas Clínicas BodyScience e viva melhor.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.