As 5 melhores frutas de inverno

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Diferentes frutas apresentam perfis nutricionais distintos. Por esta razão, a ingestão de fruta deve ser a mais variada possível, de forma a obter todos os nutrientes e antioxidantes necessários. Para além disso, o perfil nutricional das frutas também se adapta às exigências de cada estação do ano, pelo que consumir fruta da época é sempre a melhor opção. No inverno, o frio vem acompanhado de frutas de sabor intenso, muito ricas em termos nutricionais, que são fundamentais para uma alimentação saudável.

Ananás

Fruta bastante diurética, com elevado teor de água. Contém uma enzima, a bromelina, que auxilia na digestão das proteínas. Desta forma, pode ser utilizado em marinadas para tornar a carne mais tenra, ou ingerido após a refeição, como adjuvante da digestão.

Romã

A romã é rica em fibra, potássio, vitamina C e B6. A sua cor vermelha intensa é um bom indicador de potencial antioxidante. São uma ótima opção para colorir saladas de fruta ou para dar textura a sobremesas leves, tais como, a gelatina sem açúcar.

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Pinhão

 Apesar de ser bastante calórico é muito rico em proteína e pobre em hidratos de carbono. É uma excelente fonte de minerais, tais como, potássio, magnésio e ferro, bem como de vitaminas do complexo B, como o ácido fólico. Um iogurte natural com uma colher de sopa de pinhão constitui uma excelente opção para o lanche.

Castanha

A castanha contém vitamina C, vitaminas do complexo B e vitamina E. Tem elevado teor de fibra e é pobre em gorduras. Como é muito rica em amido, deve ser ingerida com moderação. Se gostar deste fruto como sobremesa após refeições principais, opte por substituir o arroz, massa ou batata por legumes.

Kiwi

O kiwi é dos frutos mais ricos em vitamina C, que para além de ser um potente antioxidante, é importante para a absorção do ferro a partir da dieta e fundamental para a síntese de colagénio.

Gabriela Ribeiro, nutricionista nas Clínicas BodyScience

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