Como usar o esfoliante corporal

Perceba a importância do esfoliante na sua rotina de cuidados

esfoliante corporal
Want create site? With Free visual composer you can do it easy.

O esfoliante corporal é um dos produtos mais importantes na rotina de cuidados com o corpo. Responsável por eliminar as células mortas da pele, assegura a limpeza e abre a porta para uma correta hidratação. Existem várias vantagens associadas à esfoliação de que lhe queremos falar mas também é importante fazê-lo da forma correta.

Tratamentos para o seu corpo

Conheça o nosso método!

Marque Já a sua Consulta de Avaliação Gratuita

Saiba mais sobre este cuidado, nomeadamente, porque é tão importante e como pode fazer o seu próprio esfoliante, recorrendo a alguns ingredientes que decerto já tem em casa.

O que é a esfoliação e porque é tão importante?

A esfoliação é um passo da rotina de cuidados cosméticos que consiste na remoção da camada superficial da pele. Mais ou menos intensiva, realizada em casa ou em ambiente clínico, pode ser feita de forma química ou física. A esfoliação química faz-se recorrendo a produtos, normalmente ácidos, que fazem libertar as tais camadas de pele superiores. A esfoliação física, realizada com cosméticos ou objetos com textura, tem o mesmo tipo de efeito. Num e noutro caso, o resultado é uma pele mais limpa e pronta a absorver melhor os produtos que seguidamente lhe apliquemos.

Por isso, esfoliação e hidratação devem sempre ser aplicadas de forma sucessiva. Após a esfoliação devemos proceder a uma correta hidratação. Com a pele limpa, a absorção do produto hidratante será facilitada. Isto é válido para o rosto e para o corpo. No caso do esfoliante corporal, a sua importância é grande para evitar pelos encravados, especialmente para quem se depile. Mas, também, em zonas com tendência a calejar, como os calcanhares e cotovelos. Igualmente, quem sofra de acne no corpo, beneficiará com uma esfoliação suave.

A esfoliação, ajuda ainda a limpar a pele de manchas e outras marcas. Nos casos mais complicados, com marcas profundas ou alteração da textura da pele, existem tratamentos de esfoliação corporal realizados em ambiente clínico, que intervêm para além da camada exposta da pele. Para este tipo de procedimento, são utilizadas máquinas e produtos específicos, apenas administrados por profissionais especializados. Se optar por uma esfoliação deste tipo, informe-se muito bem dos riscos envolvidos e procure sempre locais com boa reputação.

Esfoliante corporal: como usar?

O esfoliante corporal deve ser usado no máximo duas vezes por semana. No banho, antes ou depois da lavagem do corpo, mas com a pele húmida, coloque o esfoliante corporal na palma da mão ou numa esponja. Com movimentos circulares, massagem suavemente as zonas que considera necessitarem deste cuidado. Insista um pouco nos calcanhares, pernas e cotovelos.

Enxague depois a pele com água morna ou fria mas nunca muito quente. Lembre-se de que a pele estará agora ligeiramente mais sensível. Depois de remover totalmente os restos de esfoliante que ainda possam ter ficado no corpo com água, seque-se bem. Aplique de seguida um hidratante corporal. Vai sentir a diferença.

Veja também: Passo a passo para esfoliar a pele sem falhas

Tratamentos inovadores e não invasivos
Conquiste um corpo mais bonito e saudável
Marque Já a sua Consulta de Avaliação Gratuita

3 receitas caseiras de esfoliante para fazer já hoje

Fazer o seu próprio esfoliante é muito simples, rápido e económico. Só precisa de um elemento emoliente (que pode ser um óleo, um creme ou até um gel de banho) e algo que confira textura. Se quiser, pode ainda acrescentar aromas, como óleos essenciais ou até plantas aromáticas, como a alfazema. Deixamos-lhe três receitas, com diferentes graus de esfoliação, que poderá usar numa mesma aplicação, em diferentes zonas do corpo.

Esfoliante com sal grosso e óleo de amêndoas doces

Para preparar este esfoliante com sal, só precisa de 1 ½ chávena de óleo de amêndoas doces e 1 chávena de sal grosso. Misture muito bem numa taça e utilize sobre a pele humedecida. Este esfoliante, por ter um grão muito grosso, é indicado para zonas de pele mais resistente, como os calcanhares.

Esfoliante com açúcar e óleo de coco

Para fazer este esfoliante, precisa de ½ chávena de óleo de coco e 4 colheres de açúcar. Este esfoliante, por ter uma textura mais suave que a do sal grosso, pode ser utilizado em todo o corpo. Uma vez que o óleo de coco é um produto comestível e muito hidratante, pode utilizá-lo para esfoliar também os lábios.

Esfoliante com aveia e mel

Esta é uma opção muito mais suave do que aquelas feitas com açúcar ou sal grosso. É ideal para zonas de pele sensível, como o peito. Apenas tem de misturar 1 chávena de flocos de aveia com 2 chávenas de mel. Para um efeito ainda mais suave, deixe que a aveia amoleça um pouco no mel antes de utilizar.

Lembre-se, o segredo da esfoliação está na combinação entre a suavidade com que é feita e a sua frequência. Queremos massajar a pele e torná-la mais suave. E não esfregá-la de forma a causar desconfortos ou lesões. É preferível fazer duas esfoliações suaves por semana do que uma mais agressiva. Tenha também o cuidado de, após uma esfoliação, proteger ainda mais a pele do sol e de temperaturas extremas. Prefira roupas de tecidos e cortes que permitam à pele respirar.

Incomodado(a) com algo no seu corpo? Venha a uma consulta de avaliação corporal gratuita nas Clínicas BodyScience e saiba o que podemos fazer por si!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.