Causas da barriga inchada: o que está a fazer errado?

Cuidar da alimentação é o primeiro passo.

Causas da barriga inchada
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Quais são as causas da barriga inchada? É natural que, ao longo do dia, a barriga fique um pouco mais inchada, no entanto, há alimentos, hábitos, doenças e outras condições que provocam e agravam a distensão abdominal. Saiba o que provoca este inchaço abdominal e tome medidas para mudar.

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6 principais causas da barriga inchada

Alimentação

Há alguns alimentos que provocam o aumento da zona abdominal, seja pela intolerância a determinado nutriente ou porque a sua digestão leva à formação de gás no organismo. Se procura as causas da barriga inchada, confirme se estes alimentos estão presentes na sua dieta.

  • Vegetais: os brócolos, a couve, a couve-flor e a couve-de-bruxelas, apesar de serem fonte de fibras, vitaminas C e K, ferro e potássio, contêm rafinose, um açúcar difícil de digerir, responsável pelo aparecimento de gases e inchaço abdominal. Prefira-os assados ou cozidos e consuma-os em doses pequenas, misturados com outros vegetas.
  • Leguminosas: os feijões, as lentilhas ou as ervilhas são ricos em fibras, vitaminas e minerais mas podem ser um tormento para o organismo porque são difíceis de absorver. Por esta razão, forçam os intestinos a trabalhar o que leva ao desconforto, à formação de gases e ao inchado abdominal. Para evitar esta sensação, deixe o feijão de molho durante a noite.
  • Trigo: pessoas que sofram com doença celíaca ou tenham sensibilidade ao glúten têm mais probabilidade de sofrer com inchaço, gases, dor abdominal ou diarreia. Evite consumir pães e massas ou opte por soluções de aveia, espelta, quinoa, farinha de amendoa, de coco ou outros.
  • Laticínios: o leite e derivados são boas fontes de cálcio e proteínas, no entanto, a lactose presente na sua composição pode ser uma das causas da barriga inchada. Inchaço, gases, cólicas ou diarreia são alguns dos sintomas que pode sentir. Se for o caso, prefira opções sem lactose, como bebida de aveia, de amêndoa, de arroz ou de quinoa.

Bebidas com gás

As bebidas com gás, como refrigerantes, água ou cerveja, porque têm elevadas quantidades de dióxido de carbono na sua composição, são uma das principais causas da barriga inchada. Ao consumir bebidas gaseificadas, está a engolir grandes quantidades de dióxido de carbono – ou seja, de gás – que fica retido no sistema digestivo e leva à distensão abdominal, gases, cólicas ou azia. Se a água mineral não é a sua bebida preferida, aromatize-a com ervas, vegetais ou frutas (limão, framboesas, cidreira, hortelã, gengibre, pepino, etc.).

Comida processada

Não é novidade que a comida processada é inimiga do organismo e uma das principais causas da barriga inchada mas porque é que isto acontece? Uma das razões está relacionada com o excesso de sódio (sal) na sua composição o que leva o organismo a reter água e resulta na retenção de líquidos. Produtos embalados, como sopas, molhos e comida pré-cozinhada, têm elevadas quantidades de sódio. Prefira consumir os alimentos nas suas versões mais naturais e evite, assim, inchaço, dores e gases.

Prisão de ventre

Diversas pessoas são afetadas pela prisão de ventre, muitas vezes relacionada com a falta de exercício físico e um baixo consumo de água e alimentos ricos em fibras. A conclusão é simples: se o trânsito intestinal não estiver afinado, é natural que acabe com a barriga inchada. Há diversas formas para estimular o funcionamento do intestino mas a mais simples e eficaz passa pelo consumo de frutas, legumes e água nas doses diárias recomendadas.

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Flatulência

Não é caso para embaraço. Sabia que cada indivíduo liberta, em média, cerca de meio a um litro e meio de gases por dia? De onde vem tanta flatulência? Os gases não são mais do que o ar que foi engolido e não foi expelido pela boca e o resultado da fermentação provocada pelas bactérias da flora intestinal no intestino grosso – ou seja, a decomposição dos alimentos. Como resolver o excesso de gases? Para começar, não prenda os gases porque pode causar inchaço e desconforto abdominal. Depois, para reduzir a flatulência deve diminuir o consumo dos alimentos e produtos indicados acima, comer devagar, não conversar enquanto mastiga e evitar as pastilhas elásticas.

Menstruação

Cerca de 80% das mulheres sobre de TPM (tensão pré-menstrual) na fase lútea do ciclo menstrual, uma consequência do ciclo menstrual que pode estar relacionada com a barriga inchada. O inchaço também pode surgir durante a menstruação, devido à acumulação de líquidos na zona abdominal. Para ajudar a diminuir a distensão nesta fase, um chá diurético (chá de gengibre com canela ou chá verde) pode ser a solução.

Outras complicações de saúde também podem ser causas da barriga inchada como a Síndrome do Intestino Irritável, hérnia no abdómen, ascite (comum em pessoas com cirrose hepática, insuficiência renal ou problemas no fígado), pancreatite aguda ou cancro nos ovários. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, contacte o seu médico de família.

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