Causas da acne: o que deve saber

Adeus, acne!

Causas da acne
Want create site? With Free visual composer you can do it easy.

São várias as causas da acne, sendo a mais comum aquela que se desenvolve na adolescência, há outros  tipos que afetam mulheres e homens em idade adulta mas, também, recém-nascidos. As inestéticas borbulhas e pontos negros, nada mais são do que folículos obstruídos por células mortas e sebo onde se acumulam bactérias que depois provocam a inflamação. Perceba porque apareçam e saiba como atuar.

Powerskin

Podemos ajudar no combate à acne

Marque Já a sua Consulta de Avaliação Gratuita

Os diferentes tipos de acne

Existem cinco graus diferentes de acne, cujo tratamento varia de acordo com a gravidade.

Grau 1 – acne não inflamatória: a forma mais simples, surge na testa, no nariz e nas bochechas, normalmente, durante a adolescência

Grau 2 – acne pápulo-pustulosa: surgem cravos, espinhas, pápulas e pustulas, em alto relevo e com pus.

Grau 3 – acne nódulo-quística: são nódulos internos, muito vermelhos e que provocam dor, no rosto, nas costas e no tórax

Grau 4 – acne conglobata: abcessos e fístulas na pele, resultantes de um conjunto de lesões próximas umas das outras, infetadas com pus.

Grau 5 – acne fulminante: é uma forma rara, surge nos homens, na zona do peito, rosto e costas, e é acompanhada de dor nas articulações e febre.

Existem, ainda, outros tipos de acne, mais temporária, como a acne neonatal, a acne na gravidez, a acne solar e a acne medicamentosa.

Quais são as causas da acne?

Porque é que umas pessoas têm mais acne do que outras? O que provoca este acumular de substâncias? Porque é que umas zonas do corpo são mais afetadas do que outras? A alimentação pode influenciar? E a cosmética? Conheças as causas e os fatores que podem agravar a acne.

Pele morta, sebo e bactérias

O rosto, o pescoço, o peito, as costas e os ombros são as zonas do corpo com maior quantidade de glândulas sebáceas. A acne surge quando os folículos ficam entupidos com grandes quantidades de sebo e pele morta. Ora, os folículos estão ligados às glândulas e estas são responsáveis por segregar uma substância oleosa, necessária para hidratar a pele e cabelo.

Esta substância percorre os fios de cabelo e, quando em excesso, acomoda-se nos folículos pilosos que, juntamente com os restos de pele, se transforma no ambiente perfeito para as bactérias. Desta equação  resulta uma inflamação, ou seja, a acne.

Fatores de risco

Alterações hormonais que surgem na adolescência, durante a gravidez ou afetam pessoas que tomam determinados medicamentos são uma das causas da acne. A genética também tem uma palavra a dizer, especialmente, se ambos os pais tiveram acne. O contacto da pele com substâncias gordurosas também pode provocar esta doença cutânea. Bem como a pressão exercida na pele, nomeadamente, por causa de telefones, capacetes, colares ou mochilas.

Fatores que podem agravar a acne

Vários fatores podem despoletar ou agravar uma crise de acne. Os androgénios, a hormona que provoca o desenvolvimento de características masculinas, é responsável pelo aumento das glândulas e o excesso de sebo. Durante a gravidez, uma baixa contagem de androgénios no sangue pode piorar a acne.

As alterações hormonais provocadas pela toma de anticoncecionais também é uma das causas da acne. Assim como alguns medicamentos à base de corticoesteroides, andrógenos e lítio, podem levar a alterações no organismo que provoquem estas alterações cutâneas. O stress também é inimigo de uma pele limpa.

Alguns produtos lácteos e hidratos de carbono podem despoletar borbulas, espinhas e pontos negros. E o chocolate há muito que é apontado como agravante. Nas mulheres, nos dias que antecedem o período menstrual, também é frequente surgirem borbulhas.

Alguns mitos a esclarecer

Comidas muito gordurosas pouco ou nada prejudicam a acne. Já trabalhar numa zona muito gordurosa, nomeadamente, uma cozinha onde façam muitos fritos, é prejudicial uma vez que a gordura pode entranhar na pele, bloquear os folículos e inflamar o rosto.

Esfoliar gentilmente a pele é uma boa ideia, no entanto, o uso excessivo de produtos muito abrasivos só vai irritar a pele e agravar os efeitos da acne. Também os cosméticos não são responsáveis pelo excesso de acne, contudo, é essencial que remova a maquilhagem diariamente.

As Clínicas BodyScience dispõem dos tratamentos mais inovadores para colmatar a acne.
Obtenha uma pele mais lisa e saudável
Marque Já a sua Consulta de Avaliação Gratuita

Qual o melhor tratamento para a acne?

Dependendo da gravidade, a acne pode deixar marcas profundas na pele, por isso, quanto mais cedo começar a tratar, menos probabilidade terá de ficar com cicatrizes. Mas nem só de marcas físicas se trata quando falamos de acne. Em adolescentes ou adultos, as borbulhas, pontos negros e espinhas podem ser um duro golpe na autoestima.

Nas Clínicas BodyScience, pode tratar da acne graças a métodos inovadores que removem os bloqueios e o excesso de células mortas, limpam os poros e ajudam a pele a libertar naturalmente os óleos em excesso. Consiga uma pele mais saudável e lisa com a ajuda de tratamentos como:

Stop Acne System: um peeling químico que escama e regenera a pele

Anti-aging BodySkin: um tratamento não invasivo que remove as células mortas, devolve saúde e vitalidade e promove a resistência e elasticidade da pele

Microdermobrasão: pontas de diamante tonificam e rejuvenescem a pele, combatendo a acne

PerfectSkin: combatendo a acne e os  poros dilatados com recurso a químico-esfoliantes

Se a acne se apoderou de uma parte do seu corpo, agora já sabe como a pode eliminar de forma segura e, assim, conseguir uma pele limpa e fresca.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.