Benefícios do mel para a sua saúde: tudo o que precisa saber

Um poderoso aliado para a sua saúde e beleza

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As propriedades e benefícios do mel são louvados pela tradição popular mas também são reconhecidas pela comunidade científica e sustentados por estudos desenvolvidos nas mais variadas vertentes da medicina e da estética.

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Produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores é composto essencialmente por frutose, por sais minerais, nutrientes e vitaminas que se encontram nas plantas. A ausência de fibras, gorduras ou proteínas, aliada ao seu valor energético e nutricional fazem do mel uma ótima alternativa ao açúcar refinado que pode e deve ser usado como seu substituto natural.

Saiba como pode incluir este alimento de baixo índice glicémico e propriedades antioxidantes na sua alimentação e rotinas de forma a melhorar a sua saúde e bem-estar.

Benefícios do mel: 5 razões para consumir este superalimento

Os benefícios do mel são há muito conhecidos, sendo este utilizado ao longo da História, não só como um alimento, mas também como um medicamento e valendo-lhe até o pomposo nome de ouro líquido. É aqui ao lado, na vizinha Espanha, numa gruta em Valencia, que o mel aparece representado pela primeira vez em pinturas rupestres com cerca de 8000 anos, fazendo remontar à pré-história a utilização de mel pelos humanos. Ingerido puro ou combinado com outros alimentos, como o limão e a canela, em jejum ou ao longo do dia, ou ainda aplicado em cremes e outros tratamentos tópicos, saiba como o simples consumo de mel pode ajudá-lo a ser mais saudável.

1. Melhora o aspeto da pele

Além das suas propriedades hidratantes, que lhe valem a inclusão em muitos produtos de cosmética, na composição do mel encontram-se também antioxidantes, como ácidos fenólicos, que potenciam a diminuição dos efeitos dos radicais livres e ajudam na prevenção do envelhecimento precoce da pele. Da mesma forma, outro dos benefícios do mel são as suas propriedades antibacterianas e antifúngicas que potenciam a cicatrização de pequenas feridas e queimaduras quando aplicado diretamente sobre as mesmas.

2. Ajuda ao melhor funcionamento do cérebro

Se compreendermos que as células do nosso cérebro se alimentam de açúcar, e sabendo já que o mel é menos prejudicial que o açúcar refinado, facilmente concluímos que o mel é uma melhor fonte de energia para aumentar a nossa capacidade de aprendizagem, memória e desenvolvimento intelectual. Da mesma forma, estudos mostram que o mel ajuda no combate ao envelhecimento das células cerebrais, especialmente nas mulheres que veem os seus níveis de estrogénio reduzidos com a idade.

3. Acalma e regula o sistema digestivo

As propriedades calmantes e anti-inflamatórias do mel permitem aliviar sintomas associados a úlceras do estômago que muitas vezes se manifestam através de uma sensação de queimadura provocada pelos ácidos produzidos em excesso. Os benefícios do mel, fazem ainda com que seja reconhecido como tendo um efeito probiótico, ajudando a nutrir as bactérias boas que regulam o funcionamento do intestino, potenciando uma maior absorção de nutrientes ao nível do mesmo.

4. Contribui para a redução da pressão arterial

Um dos minerais que encontramos na composição do mel, é o potássio, um conhecido vasodilatador que permite um melhor equilíbrio da pressão, contribuindo para a redução do risco de acidentes cardiovasculares. Desta forma, e se consumido de forma regular e consciente, o mel fornece ao organismo energia ao mesmo tempo que o potássio em si contido ajuda à diminuição das pressões sistólica e diastólica, favorecendo ainda um ritmo cardíaco saudável.

5. Nutre o cabelo e combate a sua queda

Talvez um dos mais conhecidos benefícios do mel, é ser um emoliente que ajuda a selar os fios de cabelo trancando a hidratação no interior dos folículos e tornando-o mais forte e resistente. Assim, se combinado com outros condicionadores naturais, como, por exemplo, o azeite, o abacate ou o óleo de coco e aplicado diretamente sobre a totalidade dos fios ou apenas nas pontas, confere ao cabelo uma maior resistência, permitindo um crescimento mais saudável e diminuindo a sua queda.

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Principais cuidados a ter no consumo de mel

Tenha em atenção que para melhor tirar partido dos benefícios do mel, deverá escolher mel de boa qualidade, de preferência puro e cru.

O seu consumo deverá, ainda assim, ser moderado, uma vez que, apesar de delicioso e mais saudável do que o açúcar refinado, o mel é bastante calórico e contém açúcares naturais desaconselhados a diabéticos e a pessoas que desejam emagrecer.

Da mesma forma, bebés aos 12 meses de idade não devem consumir mel uma vez que este pode conter bactérias que provocam o botulismo.

Por fim, se deseja seguir uma dieta equilibrada de forma a melhorar alguns aspetos da sua saúde ou a sentir-se melhor, saiba que as Clínicas BodyScience têm ao seu dispor uma equipa de profissionais qualificados para o ajudarem a alcançar os seus objetivos. Marque já uma consulta de avaliação gratuita.

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