Bagas de Goji: benefícios e contraindicações

Um superalimento benéfico mas com regras.

bagas de goji
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Ao longos dos últimos anos, e à medida que a popularidade destas pequenas frutas aumenta, a comunidade científica tem vindo a investigar de forma mais aprofundada os benefícios para a saúde das bagas de goji. Os seus benefícios comprovados vão desde os efeitos anti-envelhecimento à regulação da glicose e ao aumento do sistema imunitário.

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As bagas de goji, também conhecidas como Lycium barbarum, são um fruto proveniente de uma árvore nativa da China. Os habitantes locais e os asiáticos em geral têm usado esta fruta colorida ao longo de mais de 2.000 anos como erva medicinal e suplemento alimentar. Recentemente, e devido aos potenciais benefícios para a saúde, esta pequena fruta em tons avermelhados tem sido adoptada e enraizada nas dietas de todo o mundo.

Principais benefícios das bagas de goji para a sua saúde e bem estar

A comunidade científica tem desenvolvido vários estudos que suportam a relação causa-efeito no consumo de goji, defendendo potenciais benefícios que incluem a prevenção de diferentes tipos de cancro, doenças oculares relacionadas com a idade, o rejuvenescimento da pele uma sensação de bem estar e maior tranquilidade, melhor desempenho físico, maior qualidade do sono e perda de peso.

Protegem os olhos

Vários estudos apontam para que as bagas de goji têm uma influência directa na prevenção de doenças oculares relacionadas com a idade. Por conterem altos níveis de antioxidantes saudáveis (com destaque para a zeaxantina), estas bagas podem ajudar a prevenir eventuais problemas de visão.

Os mesmos antioxidantes também podem impedir danos de:

  • raios UV
  • radicais livres
  • stress oxidativo

Vários estudos mostram que as bagas de goji protegem a retina das células ganglionares responsáveis pelo glaucoma, uma condição que pode levar à perda da visão. Os mesmos estudos revelam também que, vários idosos que consumiram as bagas durante 90 dias, aumentaram significativamente a zeaxantina e outros níveis de antioxidantes.

Estimulam o sistema imunitário

As bagas de goji contêm antioxidantes saudáveis. Os antioxidantes são conhecidos pelas suas diferentes qualidades no reforço imunológico e pela sua capacidade de combater os radicais livres nocivos e respectivas inflamações.

Estes frutos são compostos por elevadas quantidades de vitaminas A e C, à semelhança de outras bagas, incluindo mirtilos e framboesas. As vitaminas A e C são vitais para estimular a imunidade e a prevenção de doenças, desde uma simples constipação a diferentes tipos de cancro.

Podem impedir o surgimento de cancro

Altos níveis de antioxidantes, incluindo vitamina C, zeaxantina e carotenóides, são alguns dos principais responsáveis pelo combate natural às células cancerígenas. Os antioxidantes podem retardar o crescimento do tumor, reduzir a inflamação e ajudar a remover substâncias nocivas do nosso corpo.

Ajudam a manter a pele saudável

Outro elemento presente nas bagas de goji é o betacaroteno, um fitoquímico vegetal essencial. Para lá de outros factores benéficos, este pigmento é conhecido pela sua capacidade de ajudar a manter a saúde e juventude da nossa pele.

O betacaroteno é um ingrediente usado em cremes hidratantes para:

  • melhorar a saúde da pele
  • reduzir a irritação da pele
  • combater os efeitos nocivos do sol
  • prevenir o envelhecimento da pele

Melhora a qualidade do sono, combate a depressão e a ansiedade

Um estudo realizado em 2016, concluiu que o consumo de bagas de goji pode ter influências directas na nossa energia, humor e digestão.  Neste estudo, uma amostra de dezenas de participantes adultos e saudáveis ​​consumiram 120 ml de sumo de goji durante 14 dias.

Ao longo dessas duas semanas, os participantes preencheram vários questionários para ir registando os seus sentimentos, o seu bem estar, saúde neurológica e psicológica, sintomas musculoesqueléticos, problemas digestivos e cardiovasculares, bem como quaisquer efeitos adversos eventualmente provocados pela ingestão do sumo.

Foram feitas várias análises e medições para registar a pressão arterial, a massa corporal, o peso, o pulso e a visão de cada participante antes e depois dos 14 dias de estudo. O grupo que recebeu sumo de goji relatou melhora na energia, capacidade de concentração, melhoria no desempenho desportivo e acuidade mental. O mesmo estudo também mostrou uma maior tranquilidade e melhoria da qualidade do sono.

Estabiliza os níveis de açúcar no sangue

As bagas de Goji podem ser úteis para ajudar a controlar a liberação de açúcar no sangue. Pesquisas referentes a 2015 mostram que as bagas equilibram os níveis de insulina e glicose no sangue. O mesmo estudo relacionou o consumo de goji ao aumento dos níveis de HDL (colesterol bom) em pessoas com diabetes do tipo 2.

Veja também: Alimentos saudáveis que deve incluir na sua alimentação

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Contraindicações

As bagas de goji podem interferir com alguns medicamentos. Se, por acaso, estiver a tomar, ou tomar com regularidade algum medicamento com varfarina (um anticoagulante), deverá evitar consumir estes frutos.

Também podem interferir com medicamentos para diabetes e medicamentos para pressão arterial, por isso, recomendamos-lhe que fale primeiro com o seu médico de forma a perceber qual a melhor solução para si.

Como consumir estas bagas

As bagas goji podem ser consumidas de diferentes maneira: cruas, transformadas em sumos e batidos, chás, misturadas com granola, com iogurte, em saladas, em molhos, sopas ou até envolvidas no arroz.  O consumo médio diário destes frutos deve ser regrado, não devendo ultrapassar as 45 gramas.

Nada o impedirá de consumir estas bagas, mas, como em tudo o resto, deverá dosear o consumo para evitar algumas complicações inerentes a uma ingestão exagerada.

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