10 alimentos que poderá estar a armazenar mal

Want create site? With Free visual composer you can do it easy.
Há uns dias li um artigo sobre conservação de alimentos e fiquei desconcertado por achar que estava a conservar bem certos alimentos quando na realidade estava a fazer mal. Se, como eu, também estiver a fazer mau uso da conservação de certos alimentos saiba como deve fazer da maneira correcta:

Oleaginosas

O normal é as deixarmos na despensa (aqui acabam por adquirir um sabor a ranço mais rapidamente) mas se as colocar num recipiente fechado dentro frigorífico elas atrasam este processo em que libertam a gordura e deste modo ficam mais saborosas e conseguem aguentar-se por um período tão alargado como 1 ano ou mais.

Ovos

A maior parte das pessoas sabe que os ovos devem ser guardados no frigorífico mas poucos sabem que a porta do frigorífico, onde normalmente os colocam, sobre muitas flutuações de temperatura, que pode prejudicar a conservação dos ovos. Procure colocar os ovos na prateleira do meio do frigorífico dentro da sua embalagem original.

Batatas

Guarde-as sem as lavar e num saco perfurado fora da luz (na despensa, por exemplo). Nunca no frigorífico ou em zonas quentes. O frio parece converter o amido da batata em açúcares e torna-a mais descolorada. O calor promove a germinação da batata.

Tomates

Evite o frigorífico. Num saco de papel, a uma temperatura ambiente e afastado da luz directa parece ser o mais indicado. O tomate perde sabor e água quando em temperaturas baixas.

Cebolas

Sem a pele, à temperatura ambiente e sem luz directa. De preferência num saco perfurado (não de plástico). O frigorífico não é uma boa solução.

Pepinos

Sempre à temperatura ambiente (nunca no frigorífico) e sem cortar (com o corte deteriora-se mais rapidamente. Outra dica é que estejam afastados das bananas e dos tomates porque estes libertam etileno, um gás que acelera o amadurecimento.

Alho

Se por um período curto, o melhor é à temperatura ambiente. Se por um período longo, o melhor é ser na arca congeladora. O frigorífico é que não.

Pão

Assim como o alho, à temperatura ambiente se o tempo de conservação for curto e na arca se quisermos conservar por muito tempo. Se num saco de papel e nas familiares caixas de pão, evita-se que seque mais rapidamente.

Abacate

O abacate está muito na moda pela sua riqueza em gorduras saudáveis e pela inexistência de açúcares. Mas pouca gente sabe que o deve conservar à temperatura ambiente porque este não amadurece no frigorífico.

Banana

Conservá-las a uma temperatura ambiente parece ser a melhor forma mas, ao contrário do que se pensa, guardá-las no frigorífico não estraga a qualidade da banana. Existem alguns danos pelo frio mas estes notam-se apenas na casca do fruto porque a polpa mantém a sua consistência e paladar.
Tem alguma sugestão em relação à forma como armazena/conserva algum alimento? Partilhe essa dica.
Felicidades,

Bruno Reis, Nutricionista nas Clínicas BodyScience

Saiba mais sobre a BodyScience

A BodyScience é uma clínica de medicina estética não invasiva, que promove o bem-estar físico e mental. Somos apologistas de um modo de vida saudável, feliz e produtivo. Caso esteja interessado em saber mais sobre os nossos tratamentos de rosto e corpo, agende a sua consulta de avaliação gratuita. Fique a par das novidades através da nossa página de Facebook ou subscreva a nossa newsletter.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.