O que deve ou não comer para dormir melhor

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Existe uma relação entre a alimentação e o bem-estar. Por vezes e dependendo dos diversos estados de espírito, refugiamo-nos ingestão de alimentos que promovem a satisfação imediata e que podem levar a uma reacção inversa. Alimentos como açucares refinados, doces, batas fritas, etc podem criar uma satisfação imediata e aumentam a adrenalina corporal que se pode tornar catastrófica quando o objectivo é provocar o bem-estar e equilíbrio que nos leve a acalmar o organismo e a dormir melhor durante a noite. 
Ficam alguns alimentos contra as insónias e que ajudam a dormir melhor:
HIDRATOS DE CARBONO
Comida baseada em hidratos de carbono simples(açúcar branco, doces, bolachas, etc..) podem criar desequilíbrios na taxa de glicemia no sangue o que poderá criar reacções como nervosismo e ansiedade. Desta forma opte por alimentos complexos que permitem uma libertação lenta de açúcar na corrente sanguínea.
Sugestão: Pão Integral, Bananas, Aveia, Mel, Sementes, Frutos Secos.
PROTEÍNAS
As proteínas são responsáveis pela renovação dos tecidos e possuiem várias fontes que podem promover e ajudar na regulação do nosso bem estar e que consequentemente o vão ajudar a dormir melhor.
Sugestão:  Ovos, Frango, Peru, Queijo, Leite, Soja
GORDURAS
Quando falamos em gorduras, falamos apenas das gorduras polinsaturadas(omega 3, 6 e 9), excluindo qualquer tipo de gordura saturada ou trans-saturada. Este tipo de gorduras “boas” promovem o bem estar, na medida que melhoram a circulação sanguínea, alterações de humor, falta de memória, depressão e problemas neurológicos.
Sugestão: Salmão, Cavala, Sardinhas, Amêndoas
VEGETAIS E FRUTAS
As frutas e vegetais tem um poder antioxidante, regenerador, protector e são essenciais para sua saúde física e mental. Estes alimentos tem a capacidade de proteger as células do organismo contra os radicais livres, especialmente os cerebrais.
Sugestão: Brócolos, Alface, Cenoura, Couve-Flor, Tomate, Mirtilos.
VITAMINAS E MINERAIS
Um bom aporte diário de vitaminas e sais minerais é fundamental e necessário para estabelecer conexões corporais capazes de activar estados de espírito positivos na sua função cerebral. A deficiência de várias vitaminas e minerais como a Vitamina B12, B6, Zinco, Selénio, Cálcio e Magnésio, podem ajudar a atenuar estados depressivos e estar directamente relacionadas com episódios de insónias e de noites mal dormidas.
Sugestões: Frutas, Vegetais, Frutos Secos, Nozes
LÍQUIDOS
Uma boa ingestão de líquidos é importante e funciona como a chave de ligação entre todos os alimentos acima mencionados. Os líquidos tem como função a participação em diversos processos fisiológicos cerebrais que influenciam na sua energia mental, e capacidade de pensamento.
Sugestão: Água, Sumos Naturais, Leite de Soja
Referência: Insónias

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