5 dicas para cozinhar de forma mais saudável!

Saiba como cozinhar de forma saudável e aumente o seu bem-estar

Cozinhar de forma saudável é o primeiro passo para ter uma alimentação equilibrada
Want create site? With Free visual composer you can do it easy.

Muitas pessoas pensam que cozinhar de forma saudável exige muito tempo na cozinha. A par disso, também existe a ideia generalizada que comer de forma saudável é mais caro do que comer mal. Estas duas ideias estão erradas. Através da alteração de alguns hábitos no nosso dia-a-dia, é possível cozinhar de forma saudável e ter uma alimentação equilibrada. Damos-lhe 5 dicas para cozinhar de forma mais saudável!

Bodyshape

Faça 750 abdominais em 30 minutos e recupere rapidamente a sua
silhueta

Marque Já a sua Consulta de Avaliação Gratuita

Vá às compras com tempo

É importante ir às compras com tempo disponível. Quando vamos ao supermercado com muita pressa, a tendência é comprarmos alimentos mais gordurosos e menos saudáveis. Isso também acontece se formos fazer compras com fome! Opte por ir às compras depois de jantar e faça uma lista daquilo que realmente precisa. Resista à tentação das promoções sobre os produtos calóricos como bolachas cheias de açúcar e alimentos pré-cozinhados.

Não deixe a carne a descongelar durante o dia

É muito comum deixarmos frango ou outro tipo de carne a descongelar durante o dia, para o cozinharmos ao jantar. Contudo, este é um hábito perigoso pois a mudança drástica a que a carne é sujeita faz proliferar bactérias prejudiciais à saúde, o que também retira valor nutricional ao alimento. O aconselhável é deixar a carne a descongelar durante a noite, tirando-a do congelador e colocando-a no frigorífico.

Cozinhe os alimentos de forma saudável

Cozinhar legumes em manteiga ou em gorduras animais vai fazer com que uma parte importante do seu valor nutricional se perca. Por isso, o aconselhável é cozinhar os legumes com um pouco de azeite. Deve optar sempre por azeite virgem e deixar de lado os azeites refinados. Outro aspeto que deve ter em conta é a quantidade de legumes que devem constar no seu prato. Para seguir uma alimentação saudável, deve cobrir 50% do seu prato com salada e legumes.

Cozinhe a vapor

Cozinhar a vapor é um método pouco utilizado nos dias de hoje, mas é um dos mais saudáveis. Cozinhar a vapor significa que os alimentos são cozinhados no seu próprio “sumo”, o que preserva os seus nutrientes. Outra vantagem de cozinhar a vapor relaciona-se com o sabor dos alimentos. Ao utilizar este método, o sabor natural do alimente mantém-se inalterado. Por fim, cozinhar os alimentos a vapor vai melhorar o funcionamento dos intestinos, devido à quantidade de fibras que os alimentos mantêm quando são sujeitos a este método.

Aposte nas ervas aromáticas

A elevada ingestão de sal é um dos problemas da nossa alimentação. Consumir grandes quantidades de sal aumenta a probabilidade de ter doenças cardiovasculares, de sofrer de hipertensão e aumenta o risco de acidente vascular cerebral. Assim, é fundamental reduzir ao mínimo possível a quantidade de sal nas nossas refeições. E é possível fazê-lo sem retirar sabor aos alimentos. aposte em ervas aromáticas frescas, em detrimento do sal. O manjericão, por exemplo, tem uma ação anti-inflamatória e antioxidante. A salsa, uma das ervas aromáticas mais utilizadas na gastronomia portuguesa, é uma boa aliada na prevenção de problemas urinários e ajuda a branquear os dentes. Vá inovando e experimentando sabores e desta forma vai conseguir reduzir facilmente o consumo diário de sal.

Cozinhar de forma mais saudável não é tão difícil como parece! Basta fazer pequenas mudanças para conseguir ter uma alimentação mais equilibrada e saudável.

Siga as Clínicas BodyScience no Facebook e subscreva a nossa newsletter para estar sempre sempre a par das nossas novidades e conselhos! Relembramos que pode marcar a sua consulta de avaliação gratuita nas nossas Clínicas e dar o primeiro passo para ter uma vida mais saudável!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.